Brasileirão: com 5 times embolados na ponta, qualquer um pode ser campeão

A 10 rodadas do final, o Brasileirão entra na reta final como há muito tempo não se via, desde a adoção do sistema por pontos corridos: com apenas quatro pontos separando o lider Palmeiras (53) do quinto colocado, o meu São Paulo (49), qualquer um deles ainda pode ser campeão, assim como Grêmio (53), Cruzeiro(49) e Flamengo (49).

Se em termos técnicos este está sendo um dos mais fracos campeonatos brasileiros dos últimos tempos, em compensação vamos ter uma reta final das mais empolgantes. Quem é capaz de apontar o melhor time brasileiro hoje?

O simples fato de termos cinco times ainda disputando o título pau a pau significa que não temos desta vez nenhuma grande equipe que se destaque das demais, como aconteceu com o São Paulo no ano passado. O próprio presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, reconheceu isso ao afirmar no sábado que não foram os outros que melhoraram: “Nós é que caímos de um ano para outro”.

Até o São Paulo ainda pode ser campeão, como já escreveu várias vezes o corintiano Juca Kfouri, que entende disso muito mais do que eu. Não gostaria de usar o chavão de que o nosso futebol está sendo nivelado por baixo, mas é o que está acontecendo, como comentei no domingo passado ao falar da vitória do São Paulo contra o Cruzeiro num jogo em que a bola apanhou feio.

Não temos hoje nenhum grande time, nenhum grande técnico, nenhum grande craque, desses que se tornam unanimidade e ninguém discute. Aliás, desde o vexame dos gordinhos na Copa da Alemanha, em 2006, o futebol brasileiro está descendo a ladeira, como bem mostra a seleção do Dunga, que não empolga ninguém e é um bom retrato do momento medíocre que estamos vivendo.

Claro que continuo botando fé no meu tricolor, apesar das críticas ácidas que já fiz aqui no “Balaio”. Mas, se chegarmos ao tri (ou ao hexa, como preferirem) com esse time, será apenas mais uma prova de que 2008 não foi um bom ano para o futebol brasileiro.

Por falar em “Balaio”, este é o post de número 50 deste blog, que ainda não completou um mês no ar. Acho que nunca escrevi tanto na minha vida, mas está valendo a pena. A freguesia de leitores que já descobriu este espaço aumenta a cada dia e o que me deixa mais contente não é nem a quantidade, mas a qualidade dos comentários, depois da invasão de cachorros loucos, agora devidamente vacinados pelos nossos bravos moderadores. Muito obrigado a todos.

Agora vou votar aqui em Porangaba e em seguida volto para São Paulo para o plantão eleitoral do “Balaio”. Até mais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.