Chega às bancas, nesta semana, a edição 70 da Brasileiros. Capa da revista, a escritora Ilana Casoy concedeu extensa entrevista à nossa redatora-chefe, Fernanda Cirenza. Ilana é especialista em assassinos seriais, os chamados, serial killers, e escreveu diversos livros sobre o  tema. Na entrevista, ela opina sobre a redução da maioridade penal, repercute crimes recentes que chocaram o País – como o assassinato da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza –, e ainda revela como foi estar diante de mentes perigosas como Pedrinho Matador, Chico Picadinho, Alexandre Nardoni, Suzane Richtofen, entre outros. Ilana também faz uma polêmica defesa da inocência de Gil Rugai, jovem paulistano condenado a cumprir 33 anos e 9 meses de prisão, em regime fechado, por ter supostamente assassinado o pai e a madrasta, em 2004. Rugai e o crime que chocou o País serão tema de novo livro da autora.

A nova edição traz também uma diversidade de assuntos e reportagens de fôlego, uma das marcas da Brasileiros. A seção 30 dias, destaca os filmes Somos Tão Jovens– que reconstitui a trajetória do cantor e compositor Renato Russo, da infância até a gravação do primeiro álbum da Legião Urbana – e Faroeste Caboclo. Inspirado na épica letra, o longa é baseado na saga errante do protagonista, João de Santo Cristo. O cantor Carlos Galhardo, cujo centenário de nascimento é celebrado em 2013, também é destaque na seção 30 dias.

A edição traz também o segundo capítulo da série de reportagens Filhos do Brasil, assinada por nossa repórter especial Luiza Villaméa. Desta vez, ela conta a história de Joana Rocha Schiller, filha de Gustavo Buarque Schiller, ex-militante envolvido com a guerrilha de oposição ao regime militar, que foi preso, torturado e sucumbiu aos horrores que viveu tirando a própria vida, em 1985.

A edição ainda traz: resenha sobre o novo disco de Edu Lobo; a reconstrução da nova base militar brasileira na Antártica; um perfil do arquiteto Jorge Wilheim; artigo de Antonio Risério sobre a polêmica decisão da FIFA de proibir a venda de acarajés, em Salvador, durante os jogos da Copa do Mundo de 2014; os bastidores da exumação do corpo do poeta chileno Pablo Neruda; uma reportagem com a tresloucada trupe de humoristas que faz o site Porta dos Fundos (leia aqui, em primeira-mão, a íntegra); e a estreia do escritor Mario Prata como colunista da nova seção Grandes Brasileiros, na qual ele entrevistará personagens célebres de nosso País. Ignorando fronteiras temporais, com seu humor requintado e impagável, Prata escolheu como primeiro entrevistado ninguém menos que Pedro Álvares Cabral.

Boa leitura!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.