Foi divulgado agora há pouco. A Brasileiros venceu com a reportagem “O primeiro voo do Condor”, de Wagner William, a categoria Revista da 35ª edição Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em seis anos, este é o segundo prêmio que a revista conquista.
A reportagem de capa da edição 65, narra como, em dezembro de 1970, o coronel brasileiro Jefferson Cardim de Alencar Osório, foi sequestrado, preso e torturado em Buenos Aires por policiais argentinos. “São páginas que revelam os segredos da união ‘dos porões’ da América do Sul no primeiro ato da Operação Condor. Reportagem ‘das antigas’, como poucas revistas ousariam publicar”, afirma o repórter.
São 69 mil toques, 20 páginas da revista, quatro meses de imersão do repórter, que publicou os livros “Soldado Absoluto”, biografia do Marechal Henrique Lott, e “De olho no lance”, com as histórias do jornalista Silvio Luiz.
“O texto acaba com a lenda de que foi a reunião de novembro de 1975, na Academia de Guerra do Exército em Santiago do Chile, que a Operação Condor se iniciou. Provamos que o Brasil liderou bem antes disso e foi o principal articulador”, revela William.
Em junho de 2012, ele teve acesso ao primeiro documento da articulação clandestina – e a prova de que foi o Brasil que liderou ao menos a sua formação – por meio do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, o gaúcho Jair Krischke. Além disso, o repórter acessou os diários do coronel Jefferson e contou em detalhes como ele, seu filho e sobrinho foram interceptados, quando viajavam no Uruguai. Coronel Osório assumiria lá o cargo de assessor militar para a Associação Latino-Americana de Livre Comércio a convite do então presidente do Chile, Salvador Allende.
A reportagem teve grande repercussão, tanto que em fevereiro deste ano, a Comissão da Verdade ouviu Jeffinho, filho mais novo do coronel, num depoimento que durou cinco horas. “A comissão me procurou, logo após a reportagem”, explica.
Ao telefone, quando repercutíamos o prêmio, Wagner William pede: “Não esqueça de mencionar Luiza Villaméa e Hélio Campos Mello, que ajudaram na elaboração dessas páginas, com muitas orientações”. E finalizou: “Viva o jornalismo investigativo!”.
A solenidade de premiação acontecerá dia 22 de outubro, às 19h30, no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina. Só para reafirmar: A Brasileiros tem orgulho de publicar reportagens como a de William. Para ler na íntegra, clique aqui.
Confira a lista completa dos vencedores
– Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos)
Vencedor: Comissão da Verdade – Angeli (Jornal Folha de S. Paulo)
Menção Honrosa: A vulnerabilidade e a força das mulheres negras – Kleber Soares de Sales (Jornal Correio Braziliense)
– Fotografia
Vencedor: Depósito Humano – Jefferson Botega (Jornal Zero Hora)
Menção Honrosa: Nota 0 – Allan Douglas Costa Pinto (Jornal Tribuna do Paraná)
– Reportagem de TV
Vencedor: Adoção irregular – José Raimundo e equipe (TV Globo)
Menção Honrosa: SOS Criança – Marcelo Canellas e equipe (TV Globo)
– Documentário de TV
Vencedor: Carne osso: o trabalho em frigoríficos – Carlos Juliano Barros / equipe Repórter Brasil (GloboNews)
Menção Honrosa: Carandiru, a marca da intolerância – Bianca Vasconcellos e equipe (TV Brasil / EBC)
– Rádio
Vencedor: Voz Guarani-Kaiowá – Marilu Cabanãs e equipe (Rádio Brasil Atual)
Menção Honrosa: Dores do parto – Anelize Moreira e equipe (Rádio Brasil Atual)
– Jornal
Vencedor: Os Suruí e a Guerrilha do Araguaia – Ismael Soares Machado e equipe (Jornal Diário do Pará)
Menção Honrosa: Os arquivos ocultos da ditadura – Rubens Valente Soares e equipe (Jornal Folha de S.Paulo /DF)
– Revista
Vencedor: O primeiro voo do condor – Wagner Willian Knoeller (Revista Brasileiros)
Menção Honrosa:
– Caderno Especial: Subsídios para uma Comissão da Verdade da USP – Pedro Pomar e equipe (Revista Adusp – Associação dos Docentes da USP)
– Em busca da verdade – Fausto Salvadori Filho (Apartes – Revista da Câmara Municipal de São Paulo )
– Internet
Vencedor: Pelo menos um – Julliana de Melo Correia de Sá e Ciara Núbia de Carvalho Alves (Portal NE10)
Menção Honrosa: Infâncias devolvidas – Edcris Ribeiro da Silva Wanderley (Site Diário de Pernambuco)
– Categoria Especial – “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação”
Vencedores:
– Jornalistas assassinados no Vale do Aço – Mateus Parreiras de Freitas e equipe (Jornal Estado de Minas)
– Existe terror em SP: o dia em que PMs atiraram ante aplausos e pedidos de não violência – Janaina de Oliveira Garcia (Portal UOL)
SISTEMA – O trabalho produzido pela repórter Ciara Carvalho também se expandiu para outros veículos do SJCC. Na TV Jornal, o programa Os Meninos do Brasil, com roteiro de Adriana Victor e edição de Mônica Carvalho, foi veiculado em julho na emissora. A rádio JC News também fez uma reportagem com o material. Quatro reportagens, assinadas por Everson Teixeira e Ciara Carvalho, foram transmitidas após estreia do especial.
Deixe um comentário