Brasileiros recomendam

Sheila Saad, jornalista, Guaxupé (MG)

LIVRO: Linguagem de Guaxupé
Recomendo as duas edições do livreto de bolso bocaAboca, com aproximadamente mil verbetes da linguagem coloquial de Guaxupé, cidade com 50 mil habitantes do sul de Minas. Compõe o primeiro acervo da linguagem oral do município e microrregião. O slogan do livreto é “Este patrimônio vai dar o que falar”. Outros “bocas”: “A arça dessa borsa é disgramada”, “O que sobrou de mim tá terminando”, “Marrei meu burro no calípio” (eucalipto), “Prega espora nesse trem”, “Não esquece que estamos mexendo com um bicho que pensa” (a mulher). E por aí vai… Saudações guaxupeanas e parabéns pela revista.

Tiago Alves Vaz e Silva, estudante de publicidade, Brasília (DF)

LIVRO: Mestre português
Recomendo Gonçalo M. Tavares, o novo mestre da literatura portuguesa. Já estão publicados no Brasil três títulos da série ‘O Reino’. São eles: Um Homem Klaus Klamp, Aprender a Rezar na Era da Técnica e o meu favorito, Jerusalém. Gonçalo consegue ser direto e sabe explorar recursos literários que poucos nomes conseguem.

Edson Silva Nogueira, perito automotivo, São Paulo (SP)

MÚSICA: Roda de samba
Acontece no Largo General Osório em São Paulo-SP, todo último sábado de cada mês, a Rua do Samba Paulista – uma roda de samba organizada pelo Projeto Cultural Samba Autêntico que existe desde 2002 e reúne mais de mil pessoas a cada edição. O evento destina-se ao resgate, promoção, divulgação e preservação do samba feito em São Paulo. Vale a pena e é de graça.
Em tempo: temporariamente, devido às obras de revitalização da Estação da Luz, o evento passará a acontecer no Calçadão da Avenida São João, ao lado do Correio Central, entre o Anhangabaú e o
Largo do Paissandu.

Cibele Godoy, estudante de jornalismo, Florianópolis (SC)

PASSEIO: Casa da Cultura
A Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, além de oferecer intensa programação cultural, revive a poesia e a vida de um dos maiores poetas gaúchos. Quintana viveu no Hotel Majestic, onde hoje é a Casa de Cultura, até seu último dia de vida. O Café do Cataventos é um charme à parte e ótima opção para um fim de tarde.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.