GRANDES DO CINEMA NACIONAL
Marina Mello, assistente de direção
LIVRO: Cinco mais cinco, de Luiz Carlos Merten, Carlos Diegues e Rodrigo Fonseca
“Li com gosto o livro Cinco Mais Cinco, que retrata o cinema brasileiro nesta era da retomada e conta de maneira curiosa o processo de produção dos filmes que fizeram história na última década – cinco filmes lembrados por terem excelente bilheteria e os outros por serem os mais citados e comentados pela crítica especializada. No total, apenas nove filmes, já que Cidade de Deus se encaixa nas duas categorias!”
O VESGO E O ESTRANGEIRO
Tiago de Abreu, publicitário e artista plástico
LIVRO: Camus & Sartre: O Polêmico Fim de Uma Amizade no Pós-Guerra, de Ronald Aronson
“A prosa de Aronson me cativou pela sua forma e principalmente pelo conteúdo que tange à história de como dois dos mais importantes e influentes intelectuais do século XX destruíram quase dez anos de amizade. Ambos foram dramaturgos, romancistas, filósofos, jornalistas e editores. O livro é interessante para o nosso tempo, pois mostra uma série de problemas que continuam a fazer parte do dia-a-dia e como os dois escritores são importantes na construção da nossa percepção de mundo.”
A EVOLUÇÃO DA ARTE EM SEU BOLSO
Ariana Kadocsa, psicanalista
LIVRO: O Grande Livro da Arte – edição de bolso, de Roberto Carvalho de Magalhães
“Gostei muito da idéia do livro, que busca abranger toda a história da pintura ocidental, desde a pré-história até o pós-impressionismo. Praticamente sem texto, um simples folhear propicia uma noção da evolução do homem por meio das pinturas. O fato de ser uma edição de bolso facilita o manuseio e reduz o preço. Para quem gosta de arte, também é divertido abrir o livro aleatoriamente e tentar acertar o nome do pintor.”
ELEVANDO O ASTRAL
Sissi Malta Neves, psicóloga e psicodramatista
LIVRO: O Jardineiro que Tinha Fé, de Clarissa Pínkola Estes
“O livro caiu nas minhas mãos em um momento em que eu estava muito fragilizada por motivo de saúde e me ajudou a cuidar melhor do meu tempo e a ter uma vida mais saudável. É da mesma autora de Mulheres que Correm com os Lobos, um pouco autobiográfico, baseado em contos que a família curtia, narrados por um tio da autora. Lindo.”
Deixe um comentário