|
|
|
O documentário Bode Rei, Cabra Rainha, de Helena Tassara, indicado pela Brasileiros na edição 15, venceu o prêmio de Melhor Média-Metragem da 32ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. Além disso, o documentário de Tassara também foi lembrado no Prêmio Teleimage de Finalização, como Melhor Média-Metragem Brasileiro. A premiação foi realizada no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, na última quinta-feira, dia 30. O júri que premiou Bode Rei, Cabra Rainha foi composto por Di Moretti, Ângela de Jesus e Iago Sartini.
A diretora Helena Tassara se disse honrada com a conquista dos prêmios na Mostra e pretende continuar inscrevendo o documentário em festivais, tanto nacionais quanto internacionais. Não há planos de exibir o filme nos cinemas, por enquanto, mas Tassara revelou que Bode Rei, Cabra Rainha será veiculado na Rede Pública de Televisão.
“Bode Rei, Cabra Rainha não foi feito para cinema: é resultado da edição de 2007 de um concurso para a produção de documentários para televisão que é promovido pela TV Cultura/Fundação Padre Anchieta chamado “Janela Brasil”, e que tem o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e da TV Sesc. Foi um dos 13 projetos escolhidos e será exibido na televisão em data a ser anunciada ainda, juntamente com os demais filmes. Em breve, também, um lote de DVDs do documentário será distribuído gratuitamente para uso dos educadores ambientais populares que atuam em Coletivos Educadores espalhados por todo o país”, disse Tassara, ao site da Brasileiros.
Sobre os planos para o futuro, Tassara disse que pretende seguir na linha de documentários, com olhar sobre o Brasil e os brasileiros. “Quando terminamos um trabalho tão envolvente como esse, é difícil conseguir parar para pensar muito; mas tenho vários projetos em mente e em diferentes estágios de pesquisa e desenvolvimento. Só que, como eu costumo dizer, quando fazemos filmes, não basta encontrar uma boa história para contar. É preciso, acima de tudo, ter algum recurso, montar uma equipe afinada e estabelecer parcerias”, explica a diretora.
Ouça um trecho da trilha e veja um pouco do documentário:
Leia aqui a matéria da Brasileiros, escrita pelo diretor de redação, Hélio Campos Mello, sobre o documentário de Helena Tassara.
Deixe um comentário