Brasileiros traz entrevista exclusiva com o ganhador do Pulitzer

Imagem de refugiados na Grécia que rendeu o Prêmio Pulitzer ao fotógrafo Mauricio Lima – Foto: Mauricio Lima para o jornal The New York Times
Uma das imagens de refugiados que deram o Pulitzer a Mauricio Lima – Foto: Mauricio Lima para o The New York Times

A edição de maio da revista Brasileiros, que chega às bancas neste dia 10, traz uma entrevista exclusiva do fotógrafo Mauricio Lima, primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Pulitzer, à repórter Simonetta Persichetti. Hoje com 40  anos, Lima (que cursou Comunicação na PUC de SP) começou fotografando esportes em 1999 e depois foi convidado a integrar a agência France Press, onde ficou até 2011, partindo depois para a carreira solo.

Hoje suas fotografias são publicadas pelos principais jornais e revistas do mundo (The New York Times, Time, Der Spiegel, Paris Match, Le Monde). Além do Pulitzer, Lima já ganhou os prêmios World Press Photo, Picture of The Year America Latina e John Faber. Quando recebia esta última distinção em Nova York, no último dia 28, Lima denunciou o golpe em curso no Brasil e criticou a Rede Globo. 

 Lima conta como se processou seu amadurecimento como fotógrafo, fala da necessidade de “crer e lutar por algo” e destaca a importância das imagens como instrumentos de conscientização das pessoas: “Sou movido pela curiosidade do comportamento humano, suas nuances, ambiguidades, pelo poder de conscientização que a fotografia pode atingir e pelo desejo de contribuir para a transformação de uma realidade por meio da narrativa visual”. Segundo Lima, um fotógrafo deve suscitar questionamentos sobre um mundo extremamente individualista e focado na esfera do consumo.

Não é a primeira vez que a Brasileiros destaca seu trabalho: em dezembro de 2012, a repórter especial Luiza Villaméa produziu um extenso perfil sobre Lima, que na época estava registrando a guerra civil na Líbia para o jornal The New York Times. Leia aqui a reportagem e as fotos do conflito.  

 

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.