Aquila Degli Abruzzi
Aquila Degli Abruzzi, na Itália

Meus caros, vocês não podem perder a exposição sobre o trabalho de Henri Cartier-Bresson, que fica no Sesc Pinheiros até dia 20 de dezembro. Tem mais de dois meses pela frente, portanto não me venham  dizer  “Não consegui ir!”. Bresson foi provavelmente o maior fotógrafo do século XX,  e viveu e trabalhou até os 96 anos de idade. Vale dizer que ele viveu e fotografou  um século, e fez da fotografia uma forma de comunicação, não de mera ilustração. Ele foi um dos precursores da era da comunicação visual, onde basta uma imagem para descrever um personagem, e contar um momento da história. Ele fez  retratos de Chanel e Sartre, e correu mundo, mostrando a Europa do pós-guerra, os funerais de Churchill e Gandhi, e muito mais. Quem ver as fotos dele não precisará de mais nada para entender o que ele queria mostrar. Ele e Robert Capa, outro mito da fotografia, fundaram a primeira agência de fotografia da história, a Magnum, de imediato sucesso. Eu poderia falar dele por páginas e mais páginas, mas eu só sei me comunicar por palavras, e ele se comunicava por imagens, portanto só vendo a exposição que vocês entenderão quem ele foi. Se perderem, serão expulsos deste blog.

E outra ótima notícia, para quem gosta de arte e cultura, é o Especial ARTE!Brasileiros, que foi distribuído aos assinantes da Revista Brasileiros e que está disponível aqui no site. Ficou lindo, mesmo! Visitem, pois vale muito a pena. Leiam a matéria sobre Bresson!

especial ARTE!Brasileiros
especial ARTE!Brasileiros


Comentários

6 respostas para “Bresson”

  1. ai lou eu amo obras de arte,reconheço que sou compulsiva mas arte é para poucos(me entenda bem é que a maioria é meio- – – – -,sorry)

  2. Oi Lourenço,

    Liberado, rs… pode divulgar sim!!!

    A-D-O-R-E-I!

    Abs

    Gus

  3. Meu caro, eu nasci em São Paulo e estou vendo essa cidade crescer muito e de maneira tão desordenada. Imersa em lixo, poluição, gente, barulho, pobreza, violência e sei lá mais o quê. Mas ainda é a nossa cidade, viva, oferecendo essas coisas maravilhosas. E de graça. Sem desculpas. Beijas.

    1. Baronesa, a esta hora acordada???? E colaborando com este velho jornalista? Benza Deus, este mundo tem salvação! Abraço o mais carinhoso – mas pudico, do Lourenço

  4. Oi Lourenço,

    Bom dia… olha a hora…rs…

    Adoro quando arte é assunto por aqui! Muitos acham que gay somente é farra, festa, boate, pegação e jogação!

    Nada disso! Cultura faz bem, independente de ser HT, HM, BS, LESB…

    Ontem, em BH, foi o meu dia cultural! E graças a Fiat, que atráves do espaço Casa Fiat (www.casafiat.com.br) tem proporcionado aos mineiros e, consequentemente, aos brasileiros, exposições belíssimas.

    Primeiro, visitei as obras do artista plástivo Vick Muniz, no Museu Inimá de Paula, no centro. Sem palavras para descrevê-lo, somente indo conferir!
    http://www.inima.org.br

    Depois, uma estidada na Feira de Artesanato, básico, e subimos a serra, rumo à Casa Fiat.

    De cara, meu espanto com a escultura imensa de Os Meditadores, logo na entrada! A Porta do Inferno estava ali… (Divina Comédia e Porta do Inferno, Museu de Rodin – Paris).

    Antes de Rodin, um passeio por Marc Chagal – divino! Para mim que curso Design de Interiores foi uma aula e tanto – tanta informação junto: História da Arte, Estética e Expressão Visual estavam ali. Um laboratório.

    Logo depois, Rodin: do Atelie ao Museu – Fotografias e Esculturas.

    O Pensador não veio, mas O Beijo, Balzac e Pierre de Wissant estavam lá, lindas primorosas. Que viagem cultural neste domingo.

    Agora, a próxima parada será o meu Inhotim (www.inhotim.org.br) – Jardins de Burle Max e várias obras…

    BH tem ficado legal, graças a Deus. Em breve, o complexo Praça da Liberdade estará recheado de Centros Culturais, entre eles o da TIM e Banco do Brasil.

    Fica aí o convite a todos.

    Gay tb é cultura e informação…rs…

    Abraços a todos!

    Gus

    1. Gus meu caro,
      Adorei teu comentário – posso menciona-lo num post amanhã ou depois? Falar das exposições daí e recomendar que os leitores leiam teu comentário? Não precisas dizer sim, fique tranquilo, mas eu acho bárbaro contar com a colaboração de gente de todos os cantos, e mostrar como nós somos cultos e sofisticados. Se der frio na barriga, fique calmo que eu até apago este meu comentário e só deixo o teu, sem dramas.
      Abração do Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.