Brothers de novo

Ele recebeu apenas 7% dos votos!
Ele recebeu apenas 7% dos votos!

Meus caros, detesto falar sobre BBB, acho o fim da picada, mas a forma como mobiliza a população brasileira é impressionante, não posso ignorar. Este ano, a escolha dos participantes já antecipava muito tiroteio, com 3 participantes homossexuais, dois gays bem caricatos e uma lésbica, eliminada ontem da competição depois de uma votação recorde de 77 milhões de votos. Parece que ao menos esse problema a Globo conseguiu resolver, melhorar a audiência. Duas coisas já ficaram claras: os dois gays carnavalescos, Serginho e Dicesar firmaram uma posição até agora segura, resistiram a paredões e não atraíram a fúria do povo, mas também não são unanimidades nacionais; e, do outro lado do ringue, cada vez mais forte, impõe-se Marcelo Dourado, bonitão capaz de afrontar toda a comunidade científica mundial ao afirmar que HIV  é coisa de gay. Ele  já acumula vários comentários claramente homofóbicos, e, evidentemente, vai polarizar a disputa com os gays restantes. Um dos principais sites gays do mundo, o americano advocate.com, já está falando de Dourado, e conclama a todos a derrubá-lo tão logo seja possível.

Baixaria? Sem dúvida alguma, pelo menos na minha opinião, acredito que existem formas muito mais edificantes de se utilizar a força da mídia, mas um aspecto me parece inegavelmente positivo – homossexualidade e homofobia estão sendo exibidos e discutidos. A emissora, que jamais permitiu um beijo gay em suas novelas, acabou trazendo os temas para o horário nobre. Na votação de ontem, a lésbica saiu com 55% dos votos, índice expressivo, mas Dourado teve 38%, ou seja, sua posição não é segura de jeito nenhum, e o gay Dicesar recebeu apenas 7%. Acho que, à medida  que o jogo se aproxima do final, a discussão pode esquentar e até mesmo ser produtiva. Ingenuidade minha? Veremos. Um detalhe, contudo, merece atenção – será que as votações são realmente à prova de hackers, como afirma Rede Globo? Lembrem-se da enquete fraudada no site do Senado Federal, o assunto é sério!


Comments

13 respostas para “Brothers de novo”

  1. Honestamente, não justifica comentar sobre este tema tão banal, bobo e sem qualquer importância. A Globo como sempre consegue influenciar com seus programas babacas. Pessoal, existem outras discussões e inclusive, tipos de programas para assistir na TV. Senão tiver, vá ler um livro!

    1. Letícia, o pior é que eu até concordo com você… Ter de falar do embate entre o gay e o bofe que arrota na mesa não contribui em nada para melhorar o mundo.

  2. Vamos lembrar que num passado recente Jean Wyllys ganhou o BBB. Um professor Gay. Acho que na esfera BBB homofobia já foi superada. Não acho BBB fútil nem ruim, acho é muito interessante e rende bons estudos sobre comportamento humano. Qual nosso limite moral para alcançar o sucesso? o programa já mostrou que não existe fórmula para vencer, pessoas completamente apagadas já foram eliminadas na primeira semana e outras com as mesmas características já venceram o programa. Os polêmicos tendem a ficar mais na casa até a hora que o cerco aperta. A única variável que sempre repete é que o injustiçado sempre ganha simpatia do público aqui fora e vai bem mais longe que os conspiradores (mostrados nas edições como vilões). Exemplos temos muitos como o Bambam, alemão e agora o Dourado que foi execrado pela casa e ao mesmo tempo ganhando a simpatia do público.

    1. Gustavo, tudo isso de fato é jogo, e aí o que conta é estratégia e inteligência. Até aí tudo certo, têm-se uma função maior, positiva. Por outro lado, os participantes da casa são um retrato da sociedade, e eu acho que o retrato poderia ser um pouco mais fiel è realidade, eu mesmo disse que senti falta de um gay mais parecido comigo – e com Jean Willys. Acho uma conquista Dicesar e Serginho não terem sido metralhados, dentro e fora da casa, pois eles são bem femininos, é um risco ser como eles na nossa sociedade, muito gay é morto por menos do que isso. Homofobia é um problema grave que nós sentimos na nossa pele, não mudou muito desde a vitória do Jean, que logicamente foi um triunfo. Eu vou adorar ver alguém com a coragem e a personalidade de um Serginho ganhar um jogo desses, demonstraria um avanço da sociedade enorme, mas não vamos ter ilusões, o mundo é violento para nós gays, preconceito e homofobia são uma realidade, e eu torço, sempre, para que a mídia nos ajude a melhorar o nosso mundo e o mundo de todos.
      Sabem que agora eu estou torcendo por um paredão Dourado versus Serginho? Como reagiria nossa sociedade?
      Gustavo, obrigado pelo comentário – abração do Lourenço.

  3. Avatar de Gus (Gustavo)
    Gus (Gustavo)

    Oi,
    Lourenço!

    Confesso que vejo o BBB e nesta edição achei interessante esta discussão toda sobre homossexualidade, homofobia e até heterofobia!

    Mas, para mim, com a eliminação da Angélica, acredito que mesmo com todas a visibilidade GLS em diversos assuntos, o país ainda tem um grande e considerável parcela da população altamente homofóbica, preconceituosa e com nível de instrução baixíssimo!

    Apoiar uma camarada que arrota à mesa (imagino o cheiro que sai), tem cara de sujo e feio, aff, é o fim da picada.

    Resumindo, o cara vai ganhar edição tranquilamente, não tem jeito, brasileiro é “cabeçudo!!!”, kkkkkk 🙂

    Vamos ver!

    E BH, nada de vir né??? Ontem comi pão de queijo lá em casa e lembrei-me de você!! 😉

    Beijo grande,

    Gus (Gustavo)
    (o outro Gustavo não é eu, ok, rs….)

    1. Os comentários homofóbicos assinados por Flávia não serão mais admitidos neste blog.

    2. Dois Gustavos – adorei! Isso é que é sucesso. E não estou tão certo de que Dourado ganhe o jogo não – vamos ver.
      Abração a todos

  4. Meu caro, acho que não dá para ignorar essas personagens, já que estão na mídia o tempo todo. Mas não tenho a menor paciência. Assim, generosamente, deixo o trabalho de acompanhar o babado para você.
    E recomendo, para quem está em São Paulo, a peça “O inferno sou eu”, no Teatro Jaraguá. Beijas.

  5. Lourenço,

    Eu não asssistia ao BBB nem quando estava no Brasil, mas se vocês me avisarem na próxima vez que ele estiver na eliminação, eu voto pela internet.

    Fora Brucutu! 😀

    Beijocas

    1. Avisarei sim, de agora em diante não posso mais ignorar um tema sobre o qual todos falam o tempo todo, por mais vazio que seja. Tudo bem pelas terras batavas? Beijos do Cavalcanti.

  6. Acho que você não viu o programa ontem. Dicesar teve uma votação inexpressiva porque a disputa estava polarizada entre Dourado e Morango, até o Bial falou isso. O povo é a favor do Dourado não por homofibia mas por ser o mais autentico, o que dá a cara a tapa. Já a morango também fazia isso e todo esse recorde só mostra que esse paredão foi praticamente uma final antecipada, que talvez a globo venha a se arrepender num futuro próximo já que os dois participantes eram os mais populares aqui fora. O maior problema é que a turminha do Dicesar e Morango são completamente sem sal, se eles ficassem no programa, o BBB se tornaria um SPA com transmissão ao vivo.

    1. Queridão,

      Realmente eu nunca vejo o programa, detesto, mas leio todos os comentários. Dourando não batalha para mudar a posição de homofóbico – ele realmente deve ter seus outros méritos como jogador. A polarização com a outra mostra que homossexualidade não foi o tópico, eu só acho que, inevitávelmente, o será daqui a pouco. Ao menos Dicesar não atrai a fúria de ninguem, e, convenhamos, ele é uma drag queen, tem todo potencial para jogar gasolina na fogueira. Acho todas as turminhas sem sal, tudo isso me parece pior do que novela das 6, mas participantes como Dourado, Serginho e Dicesar prometem bons tiroteios. Veremos…

      Abração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.