Foi-se o tempo em que a cachaça era uma bebida desclassificada ou só apreciável em drinques, como na nossa popular caipirinha. Atualmente, a bebida mais tradicional do Brasil começou a ser explorada de outra forma por seus produtores e ganhou status e glamour.
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Na última terça-feira (30), a Cachaça da Tulha apresentou, no refinado Bar des Arts, em São Paulo, a Edição Única 2010, um blend exclusivo e de tiragem limitada. São apenas 2000 garrafas, com receita assinada por três experts no assunto: o restauranteur Giancarlo Bolla, a sommelier do Bar des Arts, Camila Guidolin, e o barman José Severo, também do Bar des Arts. Para dar o último toque de requinte, o artista Dejair dos Santos ficou encarregado do bonito rótulo.
Artigo Premium, a Edição Única tem um processo de produção complexo: 70% da cachaça é envelhecida em jequitibá, 10% em bálsamo, 5% em carvalho europeu e 15% em carvalho americano. “Cada uma dessas madeiras têm aroma e sabor típico, então, experimentamos e determinamos a proporção de cada uma delas para dar uma cachaça que tivesse equilíbrio e que fosse complexa em termos de paladar, e que também tivesse essa maciez”, comenta Camila Guidolin, uma das responsáveis pelo desenvolvimento da receita.
Giancarlo Bolla, outro que assina a linha, também falou com orgulho do produto, como um pai falando sobre seu filho. “Partimos para uma mais seca. Ela não é neutra, mas, ao mesmo tempo, tem um gosto que deve deixar todos felizes”, comemora. “Se pegar essa moda de on the rocks (com gelo) então, o whisky que se cuide”, brinca ele.
Dudu Quintella, que arranja tempo para ajudar os pais, Guto e Veva Quintella, na administração da Cachaça da Tulha, comemorou o sucesso da marca. “Começou como um hobby, criamos gado na Fazenda São José do Mato Seco, em Mococa, interior São Paulo. A estrutura da tulha já existia para o armazenamento do café, nós só tivemos o trabalho de adaptá-lo para a produção da cachaça”, contou.
Quanto à ideia de criar a Edição Única, ele afirma que foi mais uma feliz decisão. “A Edição Única surgiu um ano depois que a Cachaça da Tulha entrou no mercado, por uma ideia um pouco nossa e um pouco do Derivan de Souza, grande barman brasileiro e nosso parceiro, de a gente fazer o blend de verdade”, finalizou ele.
Saúde!
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