Campanha de Serra começa na frente

Um breve balanço sobre as andanças dos dois principais candidatos neste primeiro mês de campanha presidencial nas ruas mostra o tucano José Serra na frente da petista Dilma Rousseff, não apenas nas pesquisas, mas nas estratégias adotadas por seus partidos.

As marés, neste momento, são opostas. Enquanto a de Serra sobe, no embalo de entrevistas bem planejadas e breves viagens para gravar cenas de campanha, Dilma começou sua campanha solo em maré baixa, com tropeços verbais, agenda errática, problemas na coordenação inchada e o mau uso da estrutura de internet, que mais atrapalha do que ajuda.

Na versão 2010, o ex-governador paulista aparece mais sorridente e sereno, evitando bater de frente com a popularidade do presidente Lula, que continua em alta. Para agradar às platéias, faz qualquer coisa. Na contra-mão da sua pregação em defesa de um “Estado musculoso, mas enxuto”, já prometeu a criação de dois novos ministérios, um para a segurança pública, outro para portadores de deficiência. Parece disposto a fazer concessões para assumir um perfil mais popular.

Do outro lado, Dilma ainda não conseguiu se livrar do figurino e da linguagem de tecnocrata, pouco à vontade no papel de candidata. Ninguém muda assim de um dia para outro, é claro, mas o seu comando de campanha também não ajuda a lhe facilitar a vida.

Até agora, a candidata do governo mais perdeu do que ganhou nas viagens e eventos dos quais tem participado. Ainda nesta terça-feira, ao participar de um encontro com mulheres de caminhoneiros em congresso de transportadores de carga, em Brasília, entrou em mais uma bola dividida.

O encontro foi promovido pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro, uma dissidência da Associação Brasil Caminhoneiro, que, em represália, prometeu distribuir adesivos da “Fora Dilma” aos seus 800 mil associados.

Em toda a mídia, ainda repercute a obra de jerico da sua equipe de internet, que colocou uma foto de Norma Bengell entre outras duas da candidata, para mostrar sua participação nas lutas contra a ditadura, imaginando que ninguém fosse perceber. Depois, em vez de pedir desculpas pela mancada e sair de fininho, o responsável ainda acusou a imprensa de “interpretar a montagem equivocadamente”.

Se é fato que a maior parte dos editores e colunistas da grande mídia não mostra muita simpatia pela sua candidatura, ao contrário do que acontece com José Serra, este deveria ser mais um motivo para Dilma não dar a cara a tapa, tomar mais cuidado em cada passo da campanha, planejar melhor a sua agenda.

Sem divisões internas nos partidos aliados a lhe tolher os passos, como aconteceu em 2002, agora Serra pode fazer uma campanha mais profissional, seguindo a orientação do seu marqueteiro Luiz Gonzalez, que ganhou autonomia e é quem comanda tudo, ao contrário do que acontece na campanha de Dilma. Paula Santamaria, a onipresente assessora do candidato, cuida da área de imprensa com muita competência.

João Santana, o marqueteiro do PT, teve seu papel reduzido a produtor dos programas de televisão no horário político que começa em agosto. O comando da comunicação foi entregue ao deputado estadual e jornalista Rui Falcão (PT-SP), que está montando uma superestrutura em Brasília e São Paulo, com dezenas de profissionais renomados já contratados nas diferentes áreas.

O comando político da campanha, por sua vez, está dividido entre o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o ex-prefeito mineiro Fernando Pimentel, e os deputados federais paulistas Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo, que nem sempre falam a mesma língua. A questão dos palanques estaduais, por exemplo, está cada vez mais confusa, com o presidente Lula tendo que intervir a toda hora, o que dificulta a montagem de uma agenda favorável para a candidata.

A campanha está só começando, todos sabemos, mas o que começa certo tem mais chances de dar certo no fim do que aquilo que começa errado, já nos ensinava o conselheiro Acácio.

Dilma agora sai de cena por dois dias para gravar imagens de um “roteiro sentimental” da sua vida, que Santana pretende utilizar nos programas de teelvisão. Quem sabe, o comando da campanha aproveita esta trégua sem agendas públicas da candidata para colocar ordem na casa. Ainda é tempo, mas o tempo não costuma perdoar a quem não o respeita.


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