Aos queridos editores da Brasileiros, amigos Hélio, Ricardo e Nirlando. Com um atraso imperdoável – mas justificável – quero agradecer a matéria maravilhosa que a revista publicou comigo e ainda me deu uma bela capa. Minha família detonou as bancas, em São Paulo e no Rio. Só aqui em casa, foram mais de dez exemplares, buscados nas redondezas.
Fiquei honrada de participar de matéria com brasileiras tão valorosas! E depois, a maravilhosa Lygia Fagundes Telles… muito, muito bom. Fiquei muito feliz com a quantidade de mensagens que recebi elogiando a revista e a reportagem. Meus alunos na USP adoraram. Colegas ficaram com dor de cotovelo, mas a vida é assim mesmo… Demorei a me manifestar por um motivo eloquente que reforçar minhas preocupações com o tema da educação e da cidadania. Escrevi uma cartinha manuscrita (sou da velha guarda) e, junto com mais duas, pedi à “secretária doméstica” – nova no emprego e ótima pessoa – que colocasse no correio. Já estavam seladas. Não pensei mais no assunto. Estava (e continuo) no meio de um turbilhão doméstico, pois tenho que vender a casa em que moramos (há mais de 30 anos) e mudar para um apartamento. Fui arrumar pacotes nesse fim de semana e… descobri uma pasta cheia de papéis, inclusive as três cartas, feiinhas, amarrotadas… Falei com a moça e ela me contou, constrangidíssima, que como não sabe ler, ficou com vergonha de ir ao correio, de ter que ler ou escrever alguma coisa etc. Ela veio do Nordeste e tem 30 anos. Quase chorei.
Quis logo matriculá-la no supletivo, mas em menos de uma semana ela resolveu voltar para a terrinha, com saudades da família e detestando o frio paulista.
Ai ai ai, nosso Brasil… Estou lendo o último número. A reportagem do Ricardo, com fotos do Manoel, está sensacional. Passo sempre para meus alunos. Bem, até breve. Recebam os meus agradecimentos com juros bem altos, e com o abraço da sempre amiga e admiradora.
Maria Victoria Benevides, socióloga, São Paulo (SP)

Na qualidade de fã incondicional da revista cometi mais um ato falho, hoje puxei o saco da Brasileiros no meu blog, o www.mafuadohpa.blogspot.com, onde escrevo algo diário sobre variedades e muita coisa de minha cidade, Bauru. A revista é um deleite para os cansados olhos desse leitor, a observar tanta raivosidade em algumas publicações. Que a revista tenha vida longa e continue sendo autêntica sempre. Feliz aniversário para todos os envolvidos com essa excelente publicação. Um abraço bauruense bem grande.
Henrique Perazzi de Aquino, professor de história, Bauru (SP)

Todo mês fico aqui na redação da Eldorado FM caçando a Brasileiros de alguém, louca pra ler essa excelente revista que me devolveu o gosto, perdido há tempos, de acompanhar uma publicação periódica. Na última terça-feira, recebi da Regina, nossa secretária, um exemplar que sobrou. Ela me disse: toma, essa é sua! E era muito minha mesmo, porque a locutora do editorial sou eu! Foi a conclusão de uma conversa imaginária, entre você e eu:
– Hélio, a Brasileiros está sendo muito, e muito bem lida!
– Alessandra, você está sendo ouvida.
Missão cumprida. Obrigada e um grande abraço.
Alessandra Lopes, locutora e apresentadora da Rádio Eldorado, São Paulo (SP)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.