É com grande satisfação que envio as minhas mais sinceras felicitações pelos dois anos de existência da Brasileiros, revista que se pauta pelos princípios da responsabilidade e da transparência e cujo foco é no Brasil e em seus habitantes. Revista que, com humor e emoção, conta histórias que vale a pena contar. Lembro-me da vez em que tive a felicidade e a honra de ver o meu texto intitulado “Sertão – a forte palavra”, ensaio sobre a obra Grande Sertão: Veredas, publicado na edição no 8 de março de 2008. Agradeço pela oportunidade que tive de apresentar meu singelo texto – singelo, mas escrito com verdadeira paixão – ao público leitor da revista Brasileiros. Digo paixão devido à grande e profunda admiração que tenho pela obra do brasileiro Guimarães Rosa. Ao renovar minhas felicitações pelo aniversário da revista, ofereço como homenagem um aforismo do meu escritor favorito: “Em meus textos, quero chocar o leitor, não deixar que ele repouse na bengala dos lugares-comuns, das expressões acostumadas e domesticadas. Quero obrigá-lo a sentir uma novidade nas palavras!” (Guimarães Rosa). Espero que a Brasileiros continue seguidora desse pensamento, sempre trazendo novidades que encantem e iluminem seus leitores. Fiquem com meu abraço fraterno e votos de prósperas realizações pessoais, profissionais e intelectuais. Cordialmente.
Patrus Ananias, Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Queria dar os parabéns para esta revista que valoriza o Brasil abordando pautas nacionais, um nicho que estava aparentemente abandonado no meio de tantas publicações editoriais, especialmente de cultura. Gostaria de fazer uma observação meio boba para alguns, mas que pra mim mostra maturidade na edição número 24 – que bom que vocês mexeram no logotipo da capa, tirando o amarelo do fundo e mudando a cor da letra. É uma prova de modernidade da Revista, pois design gráfico também comunica muito. Não é bom manter o visual estático, apesar de eu gostar da diagramação interna. Obrigado pela atenção.
Pedro Zambarda de Araújo, estudante de jornalismo, São Paulo (SP)

Prezados, acabo de ler o número 24 da Brasileiros. Transmito as minhas congratulações para o time todo que se encontra na página 11. É de fato uma revista com conteúdo e de boa qualidade. Parabéns. Um abraço.
Marcos Francisco de Almeida, chefe do Escritório Regional de São Paulo do Ministério da Ciência e Tecnologia

Puta que pariu! Não dá pra falar outra coisa… O quadro Digitais é de uma delicadeza fantástica (falar em delicadeza começando o e-mail com um palavrão é incoerente, eu sei). Não sei quem criou, mas merece um desses prêmios que os jornalistas da Globo vivem ganhando por fazer reportagens que custam fortunas. Muito bacana o site da Revista. Acho que o quadro Digitais só existe porque vocês não veem o site como concorrente da revista impressa. Ao contrário, é uma continuidade. Forte abraço e bons ventos nos negócios.
Ricardo Casaca, headhunter, São José dos Campos (SP)

Sou leitor recente da Brasileiros, a partir dos seis últimos números. Parabéns pela seleção das matérias. Na edição de junho, fiquei emocionado com o tema da capa, “Cinema contra a Fome”, mostrando o idealismo do cineasta José Padilha para realizar o filme Garapa. As fotografias e a entrevista provocaram muitas lágrimas nesse nordestino de Fortaleza que morou em Juazeiro do Norte quando criança. Custa acreditar que ainda existam famílias passando fome nas proximidades de Quixadá, quando, em Brasília, no Congresso, constata-se um rol de escândalos utilizando o dinheiro público. É um escárnio dos políticos.
Wilson Chagas de Araujo, professor universitário aposentado, Rio de Janeiro (RJ)

OPS! EDIÇÃO 24
O livro Vida Conjugal, de Sergio Pitol, foi editado pela Companhia das Letras.

O atento leitor, Alexandre Alves, do Rio de Janeiro, apontou equívocos na matéria “Diário de viagem ao Rio de Janeiro com o último comunista inglês para entrevistar Niemeyer”: a avenida Atlântica não tem vista para a Baía da Guanabara; a travessia da Baía para chegar a Niterói se dá a partir de estações situadas na Praça Quinze; e o nome correto do prefeito de Niterói é Jorge Roberto da Silveira.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.