Foto Reprodução
No mês em que se completam 190 anos do brado retumbante ouvido às margens do Ipiranga, outra celebração de independência pode ser escutada em São Paulo. Pelo sétimo ano consecutivo, a Secretária Municipal de Cultura da cidade realiza o Mês da Cultura Independente, que tem como principal base o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, localizado no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital. Para celebrar a ocasião, a secretaria preparou uma programação diversificada para o local.
“Como este é o único centro cultural de São Paulo voltado para a juventude, nós sabemos que as pessoas têm interesses e gostos diferentes, por isso apostamos na diversidade de atrações, tentando alcançar uma mistura do público de diversas partes da cidade”, explica Karen Cunha, diretora de programação do Centro Cultural da Juventude. Inaugurado em 2006, o espaço foi batizado em homenagem à falecida antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso, e no mesmo ano de sua fundação passou a receber o Mês da Cultura Independente, evento que posteriormente se estendeu para outros locais da cidade.
No início deste mês, o centro recebeu o show da banda de ska jamaicana Skatalites, que se apresentou em parceria com os brasileiros do BNegão e os Seletores de Frequência. No dia 16, o rapper Mano Brown, dos Racionais MC’s, faz show com os convidados Emicida, Dexter e Edi Rock. “Pra mim é escola. Toda vez que eu tenho oportunidade de fazer alguma coisa com os Racionais ou com qualquer um de seus membros eu volto com um grande aprendizado. É uma honra sem tamanho poder participar do show do Mano Brown mais uma vez”, conta Emicida, um dos novos sucessos do hip hop nacional que conta ter se espelhado em Brown para trilhar seu caminho musical. “Na minha concepção eu só estou aqui por causa dos Racionais, tá ligado? Imagina o que é pra um moleque tocar com o seu ídolo…”, confessa.
Além da música, o CCJ – como é chamado por seus frequentadores – receberá no mês especial atividades em diversas áreas culturais. Até o dia 18 de novembro o centro exibe a exposição “A Saga de Writter”, que une grafite e poesia para contar uma história sobre a sociedade e as manifestações urbanas. No dia 20, o local vira sala de cinema para a exibição do documentário Zeca, o Poeta da Casa Verde, filme que conta a história do sambista e compositor Zeca da Casa Verde, autor de sambas enredo das escolas Morro da Casa Verde e Rosas de Ouro, também localizadas na zona norte da capital paulista.
Já no dia 23, o CCJ sedia um bate-papo entre o sociólogo Sérgio Franco e o grafiteiro Djan “Cripta” Ivson, que falarão sobre as nuances e propostas culturais da arte em spray. No mesmo dia, o centro exibirá um filme surpresa e terá show da banda americana de indie rock Blonde Redhead.Outra atração estrangeira que se apresenta no centro é a banda holandesa de punk rock The Ex, que toca no dia 29. Todas as atividades são gratuitas, algumas sujeitas a retirada de ingressos no próprio local.
A programação completa do Mês da Cultura Independente pode ser conferida no site http://culturaindependente.org.
Deixe um comentário