A última rodada do campeonato brasileiro acontece no primeiro domingo de dezembro, dia 2, porém, após a rodada desse final de semana, é possível afirmar que pouca coisa deverá mudar.
A briga pelo título já está finalizada, isso com toda a certeza. Apresentando um futebol consistente durante todo o torneio, o Fluminense tem, hoje, 73 pontos conquistados e pouco mais de 70% de aproveitamento na competição. Faltando quatro jogos, 12 pontos a serem disputados, é muito difícil acreditar que Atlético Mineiro, 64 pontos, ou Grêmio, 63 pontos, sejam capazes de acabar com a festa dos cariocas.
As quatro vagas para a Libertadores também parecem já definidas, os três já citados e mais o São Paulo se distanciaram do pelotão intermediário e devem carimbar o passaporte para o torneio continental em 2012. Fluminense, Atlético e Grêmio brigaram lá em cima durante todo o Brasileirão e nunca tiveram suas classificações ameaçadas. O São paulo faz 2º turno muito consistente, encontrou sua melhor formação, com três meias e três atacantes e cresceu em momento crucial no torneio, roubando a quarta posição do Vasco, que de maneira totalmente inexplicável parou de jogar bola e soma, com a derrota de ontem para o Sport em casa, seis tropeços consecutivos. Com 50 pontos, 9 atrás do São Paulo, a tarefa dos cruzmaltinos é praticamente impossível. Internacional e Botafogo também subiram de produção e, com 51 pontos, lutam para abocanhar a vaga que parece já certa do Tricolor Paulista.
A luta pela salvação ainda permanece aberta, porém, a cada rodada que se passa, o drama aumenta. Nesse final de semana conhecemos a primeira equipe a deixar a elite em 2013, o Atlético Goianiense, que com a derrota por 2 a 0 para o Corinthians apenas confirmou o inevitável. São 23 pontos em 34 jogos, Serie B em 2013. Também já confirmado na segundona do ano que vem está o Figueirense, que só espera um simples tropeço para ver seu caixão se fechar. Os catarinenses estão a 11 pontos de sair da zona, sendo que temos mais 12 pontos em disputa, ou seja, precisam ganhar seus quatro jogos e ainda dependem de uma série de combinações.
O mais tradicional entre os ameaçados, o Palmeiras enfrenta drama durante todo o torneio. Já esteve em pior situação na tabela, porém, a realidade ainda é dramática. O Verdão tem hoje 33 pontos, o Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, aparece com 40 pontos. A tarefa não é fácil, porém, o time luta e a torcida ainda acredita.
Um degrau acima do Palmeiras está o Sport, o último a cair se o Brasileirão terminasse hoje. Os pernambucanos etão com 36 na tabela e precisam de uma boa sequencia para permanecer na elite no ano que vem. Bahia e Portuguesa, os dois com 40 pontos, Ponte Preta e Cruzeiro, com 43, e Flamengo, com 44, ainda não respiram totalmente aliviados no campeonato vendo, no retrovisor, a turma dos desesperados tentando a salvação na reta final.
A próxima rodada do Campeonato Brasileiro, no final de semana que vem, deverá ser eletrizante. Destaque para o duelo dos opostos, Palmeiras e Fluminense, em Presidente Prudente, às 17h de domingo. A vitória do Tricolor pode significar a confirmação do título carioca e do rebaixamento paulista. Haja coração!
Deixe um comentário