Cerâmicas no Masp contam 600 anos de história da Coreia

Um vaso da lua coreano

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) recebe até o dia 25 de novembro uma mostra inédita no Brasil sobre a arte cerâmica coreana. A exposição, que faz parte do calendário de comemorações pelo 50 anos da imigração coreana no país, foi inaugurada na noite de quarta-feira em um coquetel para convidados e abre oficialmente ao público nesta quinta-feira, dia 16.

A mostra Espectro Diverso traz 96 peças que vão desde o período da dinastia Joseon (1392 – 1897), até peças contemporâneas. Um dos destaques é o vaso da lua, peça de valor inestimável e bastante característica da cultura cerâmica coreana. O vaso recebe este nome por seu branco puro e pelo formato de lua cheia, em uma circunferência levemente assimétrica.

“Nós pensamos que aqui no Brasil existe uma cultura de terra, de fazer cerâmica, mas não existe aquela porcelana, aqueles brilhos que a gente tem na cultura oriental, e achamos que seria interessante mostrar isso”, conta Kim Youngna, diretora geral do Museu Nacional da Coreia, que cedeu as peças para a exposição.

Além do Museu Nacional, a exposição tem o apoio da Korea Foundation, entidade responsável por divulgar a cultura coreana no mundo. “Hoje é uma data importante quando exibiremos as cerâmicas coreanas. Eu estou muito feliz de poder estar trabalhando junto com o museu de São Paulo e o Museu Nacional para realizar esta mostra”, lembrou Woosang Kim, presidente da fundação.

SERVIÇO

Onde: Museu de Arte de São Paulo, avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo – SP

Quando: entre os dias 16 de agosto e 25 de novembro, de terça-feira a domingo, das 11h às 18h (quinta-feira até às 20h)

Quanto: R$ 15,00 (grátis as terças-feiras)

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.