Cérebro premiado

Nesta quinta-feira (29), o trabalho de um importante brasileiro foi premiado no exterior. Não, não foi um jogador de futebol ou esportista. Foi um cientista.
[nggallery id=14223]

Por suas pesquisas sobre o funcionamento do sistema nervoso, Miguel Nicolelis foi contemplado com o prêmio Pioneiro, um dos mais importantes dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês). O neurocientista brasileiro vai receber US$ 2,5 milhões (R$ 4,4 milhões) ao longo de cinco anos para aprofundar os trabalhos na área.

Nicolelis vem chamando a atenção do mundo científico por causa dos promissores resultados com o sistema nervoso humano. Ele criou sistemas que controlam máquinas ou robôs por meio de comandos cerebrais. O objetivo é ajudar pessoas com doenças neuronais ou vítimas de lesões motoras.

Há mais de dois anos, a Brasileiros já vislumbrava que o talento do cientista seria premiado. A matéria de abril de 2008, edição 9, traz um longo perfil de Miguel Nicolelis, além de gráficos explicativos sobre suas pesquisas. O título diz tudo: “O Prêmio Nobel está de olho neste brasileiro”.

Parabéns, Miguel!

Leia o perfil de Miguel Nicolelis aqui.

Radical livre


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.