Um dos chefes mais conceituados da culinária oriental em São Paulo, o nipo-brasileiro Tsuyoshi Murakami, do premiado restaurante Kinoshita, ganhou na noite desta terça-feira, dia 29, um livro sobre sua obra.
Em Kinoshita e o jazz de Murakami, o jornalista João Gabriel conta a história do chef de 43 anos e de seu restaurante, o Kinoshita, por meio de uma viagem em que o acompanhou pelo Japão. O lançamento do livro aconteceu Livraria da Vila, na terça, e contou com a presença de Murakami, animado na sessão de autógrafos.
[nggallery id=15937]
Nascido em Hakodate, na ilha de Hokkaido, no norte do arquipélago do Japão, Murakami mudou-se aos dois anos para o Rio de Janeiro e só voltou para a terra natal devido à baixas notas no colégio. Foi em Tóquio, capital japonesa, que ele pegou gosto pela arte de cortar e fatiar peixes e transformá-los em sushi. E foi em passagens como chef por Nova York e Bacelona que ele ganhou o jogo de cintura e a centelha de inovação que são parte de seu trabalho.
O jazz do título, aliás, se refere a esta característica imaginativa, que ele divide com o gênero musical norte-americano. O traço comum de ter a improvisação como peça chave. Algumas das receitas que ele inventou, aliás, estão detalhadas no livro.
Além da história de Murakami, Kinoshita e o jazz de Murakami tem ainda um DVD com as imagens da pesca e da busca de ingredientes diferentes na terra do sol nascente. O conteúdo foi mostrado em um telão aos convidados da noite de autógrafos em frente à Livraria da Vila
Deixe um comentário