Um planeta com a mesma massa da terra, mas com características bem distintas acaba de ser descoberto por uma equipe internacional de astrônomos. O estudo sobre o planeta batizado de KOI-314c foi divulgado nesta segunda-feira no Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, nos Estados Unidos, durante a reunião anual da Sociedade Astronômica Americana, em Washington.
A equipe utilizou dados do telescópio Keppler, da Nasa, para estudar o novo planeta. Por meio dele chegaram a conclusão de que o KOI-314c tem diâmetro 60% maior que a Terra e que sua composição é 30% mais densa que a água. Isto indica que ele deve estar envolvido por uma grande e gasosa atmosfera de hidrogênio e hélio.
Segundo o estudo liderado por David Kipping, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, o planeta orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra e leva 23 dias para orbitá-lo. Por estar muito próximo de sua estrela, estima-se que sua temperatura é de cerca de 104ºC, ou seja, quente demais para habitar a vida como a conhecemos.
Deixe um comentário