Há 18 anos o rock perdia seu último grande líder. A morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, que suicidou-se com um tiro na boca no dia 5 de abril de 1994 foi foi lembrada nesta quinta-feira pelos fãs da banda ao redor do mundo. Você sabia que…
#5 Ele odiava menos o sucesso do que dizia odiar
Cobain sempre adotou uma postura nilista diante das câmeras, mas a realidade é que ele era um músico disciplinado e que tinha como meta alcançar o sucesso. Parte deste comportamento pôde ser visto nos ensaios para o Acústico de Nova York. Além disso, Kurt costumava ligar para os executivos da MTV e reclamar quando os clipes de Smells Like Teen Spirit e Heart-Shaped Box não apareciam o suficiente na grade da emissora.
#4 Courtney não gostava que ele tocasse algumas músicas de Nevermind.
Nevermind é um disco basicamente sobre Tobbey Vail, a guitarrista da banda Bikini Kill que foi namorada de Kurt Cobain, e sobre a infância do astro em Aberdeen, cidade madeireira de Washington. Ciumenta, Courtney não gostava que Kurt tocasse as músicas de Tobbey, como Drain You e Lounge Act.
#3 Ele quase se matou e foi tocar na mesma noite
O abuso de heroína de Cobain escalou para o insustentável por volta de 1993, o que agravou suas tendências suicidas. Kurt tentou se matar em Roma, naquele ano, e quase morreu outra vez em julho, quando deveria tocar em Nova York. Depois de quase sofrer uma overdose, ele foi salvo por uma injeção de Narcan, um potente anti-opiáceo, e se apresentou mesmo assim.
#2 Seu maior hit foi uma piada
Smell’s Like Teen Spirit é considerada uma das maiores canções de todos os tempos, e hino de uma geração. Apesar de adorada pelos fãs, a música era detestada por Cobain, que várias vezes se recusou a tocá-la ao vivo. A explicação por este ódio é que SLTS teria sido apenas uma piada feita por Kurt para os membros da banda, ao tentar escrever “a melhor canção pop de todos os tempos”. Nota rápida: Teen Spirit é o nome de um desodorante feminino muito popular nos Estados Unidos.
#1 Tocar guitarra com a mão esquerda pode ter encurtado sua vida
Um dos motivos apontados pelos biógrafos de Cobain para seu abuso em drogas são suas dores crônicas de estomago. É provável que esta dor fosse causada por uma escoliose, uma curvatura exagerada na espinha, que causava o pinçamento de um nervo. Uma das teorias mais bizarras sobre a causa desta curvatura é que Cobain, que era destro, forçava sua espinha de uma maneira incorreta ao tocar guitarra com a mão esquerda.
Deixe um comentário