Cineasta japonês Kaneto Shindo morre aos 100 anos em Tóquio

Diretor e roteirista de cinema japonês, o centenário Kaneto Shindo morreu nesta quarta-feira, dia 29, no Japão. De acordo com informações da agência Kyodo, Shindo morreu de causas naturais em sua residência, localizada em um bairro central de Tóquio.

Ao longo de sua carreira, Shindo escreveu 231 roteiros de filmes e dirigiu 49 deles. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se os filmes Filhos de Hiroshima, Onibaba e Hachiko Monogatari, de 1987, que em 2009 deu origem ao remake Sempre ao Seu Lado, estrelado pelo americano Richard Gere.

Último filme dirigido por Shindo, Ichimai no Hagaki, de 2010, angariou o prêmio especial do Festival de Cinema de Tóquio e foi selecionado como o representante japonês na categoria Melhor Filme Estrangeiro do 84º Oscar, mas acabou não sendo escolhido para a seleção final dos concorrentes ao prêmio.

Nascido em Hiroshima em 1912, Kaneto Shindo viu sua carreira no cinema começar a decolar aos 30 anos, quando se mudou para Tóquio e se tornou assistente do diretor Kenjo Mizoguchi. Sua estreia na direção aconteceu em 1951 com o filme Aisai Monogatari.

Em 1961, Shindo venceu o grande prêmio do Moscow Film Festival pela obra The Naked Island. Em 1964, foi o vencedor do principal prêmio do Panama Film Festival, com Onibaba, e em 1966 foi considerado o Diretor do Ano pela academia japonesa pelo filme A Last Note. Em 2002, o diretor foi condecorado com a Ordem Imperial da Cultura do Japão, prêmio entregue pelo Imperador aos principais expoentes da cultura do país.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.