Assunto de novela, alvo de campanhas políticas e objeto de estudo de cientistas sociais, a “nova classe média” parece estar cada vez mais consolidada. Estudo recente, divulgado pelo Instituto Data Popular, revela que a classe C já é dona da maior parte das casas de veraneio do Brasil.
Ao todo, entre casas de praia e campo, são 3.94 milhões de residências, 1.25 milhões a mais do que há dez anos. Deste número, 1.46 milhões pertence à classe C; são 37,1% contra 31,8% e 31,1% das classes A e B, respectivamente.
O levantamento foi feito tendo como base os dados coletados durante a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE. O Data Popular ainda indica que as capitais com maiores percentuais de população com casas de veraneio são Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
A “nova classe média” e Instituto Data Popular já foram assunto da Brasileiros. Leia abaixo
O que deseja a nova classe média?
Em conversa com a Brasileiros, Renato Meirelles, diretor do instituto de pesquisas Data Popular, conta como a nova classe média se posiciona no Brasil
Alunos de classe
Sinal da redução da desigualdade social no Brasil, jovens da classe C chegam à universidade
A nova classe média
Eles vieram para ficar e gastar. A nova classe média brasileira é composta de milhões de trabalhadores que, com renda familiar em torno de R$ 1.300, ingressam sem medo no mercado e deixam o País menos desigual
Deixe um comentário