Campeão em 2012, o Fluminense acabou se tornando a primeira equipe do futebol nacional a ser rebaixada no ano seguinte ao título. Caindo nas semifinais do campeonato estadual, eliminado nas quartas de final da Libertadores e somando uma série de erros que envolvem pagamento de jogadores e trocas de técnico, o tricolor carioca viveu um ano lastimável.
Na partida desse domingo (8), última rodada do Brasileirão, a equipe quase escapou do vexame de ser rebaixada ao vencer o Bahia de virada, por 2 a 1. Como a situação estava complicada, o Fluminense não dependia dele para sair da sair da zona de rebaixamento, contava com uma combinação de resultados. E foi justamente o Coritiba, equipe rebaixada em 2009 pelo próprio Flu, que acabou decidindo o futuro dos cariocas dessa vez ao vencer o São Paulo por 1 a 0.
Rebaixado pela terceira vez no futebol nacional, o Fluminense não conseguiu vencer um clássico sequer no campeonato. Nas seis partidas que disputou contra os seus rivais cariocas, a equipe empatou uma vez, com o Botafogo, e perdeu outras cinco: uma para o próprio time alvinegro, duas para o Flamengo e mais duas para o Vasco. Um ano para se apagar da história do clube.
O Vasco, por mais uma vez, conseguiu fazer uma temporada decepcionante no Brasileirão. Péssimas contratações, salários atrasados e uma administração fraquíssima foi determinante para a queda. Na última rodada, a fase dos cariocas refletiu dentro e fora de campo. Na partida em Joinville, contra o Atlético PR, a equipe se despediu do campeonato levando uma surra por 5 a 1. Nas arquibancadas da Arena Joinville, o jogo foi paralisado aos 17 minutos do primeiro tempo depois de cenas de selvageria envolvendo torcedores vascaínos atleticanos.
O Flamengo foi o único carioca a garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem e conquistar um título importante nesta temporada. Mesmo fazendo um Campeonato Brasileiro medíocre, o Rubro-negro representou na Copa do Brasil e chegou ao tricampeonato da competição.
Já o Botafogo, mais uma vez, oscilou no final do ano e acabou deixando de conquistar seus objetivos. A equipe chegou a 4ª colocação e ainda sonha com uma vaga para a Libertadores, dependendo da partida entre Ponte Preta e Lanús, pela final da Sul-americana. Em caso de vitória dos brasileiros, a 4ª vaga direta do Brasileirão some e os cariocas ficam mais um ano fora da competição mais importante do continente.
Em 2014, teremos pela primeira vez na história, mais times de Santa Catarina do que times cariocas na primeira divisão nacional. Chapecoense e Figueirense conseguiram o acesso para a primeira divisão e o Criciúma se segurou até a última rodada na série A.
Deixe um comentário