O mais tradicional e mais cobiçado prêmio de jornalismo do Brasil foi ganho, na categoria Fotografia, por Epitácio Pessoa. O fotógrafo do Estadão e colaborador da Brasileiros ganhou o Esso de Fotografia de 2011 com a série de fotos Violência Abortada feita em Lorena , no estado de São Paulo.
[nggallery id=13897]
Junto com o repórter José Maria Tomazela, Epitácio trabalhava em uma reportagem sobre o rio Paraiba do Sul quando, em uma estrada de terra, se depararam com uma cena no mínimo curiosa entre três rapazes.
– No começo achei que fosse uma brincadeira entre adolescentes, disse Epitácio.
Foi quando um dos rapazes viu o carro de reportagem, desvencilhou-se dos outros dois e, com as mãos amarradas, aos gritos e em desespero, dirigiu-se em direção aos repórteres. Adriano Carlos da Silva, um reciclador, foi levado pelos jornalistas para a delegacia onde relatou que estava prestes a ser jogado no rio Paraíba do Sul por estar sendo acusado, injustamente, de roubar uma academia.
Paulista de Taquarituba, Epitácio Pessoa mora em Sorocaba, tem 44 anos, trabalha há mais de 20 no Estadão e é o autor das excelentes fotos da reportagem sobre rugby, esporte que começa a ficar popular no País, publicadas na revista Brasileiros de outubro de 2011.
Deixe um comentário