FLORIANÓPOLIS
Francisco Dias Velho deu início à povoação do local que hoje é Florianópolis por volta de 1675, fundando Nossa Senhora do Desterro. Em 23 de março de 1726, o povoado tornou-se município, data em que passou a ser comemorado o seu aniversário. Em março de 1748, estabeleceu-se a primeira colônia de portugueses açorianos, composta de casais e desertores, às margens da Lagoa da Conceição, no interior da Ilha de Santa Catarina. Entre eles, algumas mulheres afastadas de Portugal acusadas de feitiçaria.
Relatos sobre bruxas e benzedeiras ainda são frequentes nos antigos vilarejos da capital e isso pode ser explicado pela presença do planeta Netuno e do signo de Peixes no mapa da cidade, ambos ligados ao misticismo. Mercúrio em Peixes e Netuno em Gêmeos dão ao mental coletivo inspiração, intuição e mediunidade. A Lua (o povo) em oposição a Netuno o torna muitas vezes com imaginação fértil. Urano no signo de Escorpião atiça a curiosidade para decifrar mistérios e se envolver com assuntos esotéricos.
Florianópolis também é conhecida por sua beleza natural. O Sol em Áries do mapa da cidade fornece a iniciativa, a audácia e o gosto por esportes, e a ceber ordens. Um aspecto harmônico de Marte com Urano lhe dá engenhosidade e energia, mas com dificuldade de trabalhar em equipe.
[nggallery id=15464]
Dário tomou posse no dia 1o de janeiro, às 17h30, e tem como desafios enfrentar o crescimento desordenado da cidade e a exigência de uma mudança radical no modo de governar (trânsito de Plutão, o grande transformador com o Sol da cidade).
SALVADOR
Salvador foi oficialmente fundada em 29 de março de 1549, quando Tomé de Sousa chegou com ordens do rei de Portugal de estruturar uma cidade-fortaleza na costa brasileira. Foi a capital do Brasil durante 214 anos, de 1549 a 1763. A hora provável de sua fundação é por volta das 12 horas, configurando um mapa radical onde estão posicionados cinco planetas na área da projeção e da visibilidade: Sol (brilho, criatividade), Lua (popularidade), Júpiter (expansão), Netuno (espiritualidade, música, arte) e Mercúrio (comunicação), localizados nos signos de Áries (impulso) e Touro (ligado à cozinha, música e arquitetura), todos aspectos marcantes dessa cidade.
A Lua Nova em Áries de seu mapa radical dá ao povo um espírito alegre, criativo e com capacidade de absorver a diversidade. Existe uma aura de mistério, beleza e religiosidade em torno da cidade, explicada por uma dupla relação entre Vênus em Peixes e Netuno em Touro e também por uma conjunção de Júpiter com Netuno.
O prefeito reeleito de Salvador, João Henrique, nasceu no dia 19 de junho de 1959 e tem o Sol no signo de Gêmeos, o que o torna inteligente, ativo, sociável e racional. A oposição entre Saturno e o Sol mostra uma a trajetória de conquistas por meio de trabalho árduo, algumas vezes com reveses. Por outro lado, a Lua no signo oposto, Sagitário, em conjunção com Júpiter e em quadrado a Plutão, o torna inquieto, popular, mas também com traços autoritários.
Os desafios para seu mandato neste momento de crise passam pelo enxugamento da máquina administrativa, que pode afetar algumas promessas de campanha e diminuir seu prestígio.
BELO HORIZONTE
Planejada com uma visão modernista pelas elites do estado para ser a capital política e administrativa, Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. O mapa da cidade tem o Sol em Sagitário, um signo que acredita no futuro, tornando-a empreendedora e progressista. Vênus em bom aspecto com Júpiter e em conjunção com Urano e Saturno dá uma estética que une o que é moderno e vanguardista com o tradicional e conservador. No entanto, a Lua em Câncer torna o belo-horizontino nostálgico, ligado à família e às tradições. Também explica o fato de a cidade e seus habitantes serem hospitaleiros. Em 1940, o prefeito Juscelino Kubitschek convida o então jovem arquiteto Oscar Niemeyer a projetar um conjunto de obras em torno da lagoa artificial da Pampulha, que se tornou mundialmente conhecido e é um marco na arquitetura moderna brasileira. Naquele momento, Plutão, o que transforma e dá autoridade e poder, estava em trânsito em aspecto benéfico com a conjunção Urano/Vênus/Saturno do mapa radical de Belo Horizonte.
Marcio Lacerda, atual prefeito de Belo Horizonte, nasceu em 22 de janeiro de 1946. O signo solar em Aquário o torna um humanista, preocupado com os problemas sociais, independente e decidido, mas Saturno em Câncer, oposto ao Sol e conjunção a Marte, costuma reprimir seus impulsos. A Lua em Virgem e Mercúrio em Capricórnio o tornam excessivamente crítico, com uma mente prudente e circunspecta, mas o Sol bem aspectado com a Lua dá equilíbrio.
O prefeito tomou posse no dia 1o de janeiro às 14 horas. Seus principais desafios estão resolver os estragos provocados pelas enchentes, melhorar as obras viárias e as áreas de saúde e educação. Terá de enfrentar o quadrado de Urano e Saturno com relação ao Sol/Marte da cidade, o que pode gerar desgastes.
RECIFE
A história do Recife iniciou-se em 1534 juntamente com as capitanias hereditárias. De acordo com o historiador e jornalista Leonardo Dantas, não existe comprovação documental da fundação do Recife. A prova mais antiga de que se tem conhecimento sobre seu “nascimento” é um documento chamado Carta Foral, datado de 12 de março de 1537, enviada pelo donatário Duarte Coelho ao rei de Portugal, dom João III. Essa tornou-se a data oficial de fundação da cidade.
O mapa do dia 12 de março apresenta o Sol e a Lua em conjunção com Netuno, planeta ligado à nebulosidade e à imprecisão, mas também ao mar e às suas belezas e riquezas. Esse aspecto também pode explicar o fato de que seus primeiros habitantes eram profundamente católicos, pois Netuno está ligado à espiritualidade.
O maior acontecimento histórico da cidade aconteceu durante a invasão holandesa (1630 – 1654). Esse período é marcado por importantes trânsitos: Saturno quadrado Urano da cidade (ruptura) – houve a mudança de tutela de portugueses para holandeses -, e Saturno em quadrado com Plutão radical (destruição) – os invasores incendiaram Olinda. Havia também um aspecto harmônico de mudança e passagem de uma velha ordem para uma nova forma de governar muito melhor (Júpiter bem aspectado com Sol e Urano radicais).
No mapa radical da cidade existe um aspecto harmônico entre Vênus em Touro e Saturno propiciando beleza e harmonia em sua arquitetura urbana. Esse aspecto aliado a uma tríplice conjunção entre Sol, Netuno e Lua mostra também a alegria e criatividade do povo recifense e sua expressão máxima que é o carnaval.
O novo prefeito do Recife, João da Costa, nasceu no dia 6 de novembro de 1960. Com o Sol no signo de Escorpião tem personalidade forte, dada a extremismos e radicalismos, capacidade mental aguçada e muita argúcia. Já a Lua em Gêmeos permite que, em muitas ocasiões, aja com habilidade e diplomacia. Júpiter e Saturno em Capricórnio fornecem talento administrativo, capacidade de trabalho e organização, e Urano em Leão dá força de caráter, mas também autoritarismo. Com Marte em oposição a Saturno passa por muitas dificuldades na vida e Urano e Plutão, bem aspectados com Júpiter, propiciam momentos de sorte de forma repentina e inusitada. Ele tomou posse em 1o de janeiro às 15 horas e tem como necessidade transformar radicalmente alguns aspectos da cidade: políticas de habitação, educação, saúde e saneamento.
Deixe um comentário