Com muita sorte, desapego e amor

Tem gente que passa a vida toda sonhando com o grande prêmio da loteria e planejando como gastar a bolada, mas este dia nunca chega. Para outros, demora tanto a chegar que, quando o dinheiro lhes cai nas mãos, já não sabem o que fazer com ele.

Foi o que aconteceu com um casal de idosos no Canadá, que ganhou mais de US$ 11 milhões (cerca de R$ 18 milhões) na loteria e resolveu doar tudo. A notícia veiculada pela BBC Brasil não é nova. Foi publicada numa nota de 12 linhas do Último Segundo na sexta-feira passada.

Achei a história tão boa que a imprimi e mandei para alguns parentes e amigos, mas a esqueci sobre a minha mesa, sendo atropelada por outros assuntos considerados mais importantes, o que é uma bobagem minha. Dependendo de quem a lê, qualquer notícia pode ou não ser interessante. E estas pequenas histórias da vida real sempre me fascinaram.

Allen Large, de 75 anos, e Violet Large, de 78, resolveram se livrar do dinheiro para evitar “uma grande dor de cabeça”. A explicação de Allen é fantástica porque resume em poucas palavras uma belíssima demonstração de amor e de desapego:

“Você não sente saudade daquilo que nunca teve. O dinheiro que ganhamos não é nada. Temos um ao outro”.

A notícia, originalmente publicada no jornal local “Halifax Chronicle-Herald”, informa que o casal Large vive em Lower Truro, na província de Nova Scotia, e foi surpreendido sem planos sobre o que fazer com o dinheiro.

Os dois tiveram dúvidas: pegaram a grana e saíram em viagem pela província parando em hospitais, igrejas e associações de caridade para distribuir o prêmio que ganharam.

Aos que se surpreendiam com o gesto do casal, Violet, que se submetia a um tratamento contra o câncer, e estava sem cabelos, dava uma lição de vida:

“Doar o dinheiro nos fez sentir melhor. E há tanta coisa boa a ser feita com ele”.

Quantos de nós seríamos capazes de fazer o mesmo que Allen e Violet?

***

Recebi de amigos indignados com as últimas demonstrações de preconceito e do que chamei de “racismo regional” o pedido para publicar a nota abaixo sobre um evento marcado para amanhã, quinta-feira, dia 11.

Ato de Desagravo aos Nordestinos

Evento será realizado após a Sessão Ordinária da Câmara nesta quinta-feira, dia 11, e contará com a participação de autoridades ligadas aos Direitos Humanos e Cidadania e representantes da sociedade civil

Acontece nesta quinta-feira (11/11), às 17 horas, no Plenário 1º de Maio, na Câmara Municipal de São Paulo, o Ato de Desagravo aos Nordestinos. O evento será realizado após a Sessão Ordinária da Casa Legislativa.

Promovido pelo vereador Francisco Chagas (PT), o ato tem por objetivo manifestar repúdio às ofensas disseminadas na internet, e à introdução e prática na sociedade paulista e brasileira de qualquer forma de discriminação das pessoas motivadas por preconceitos, seja de raça, cor, etnia, sexo, origem regional, religião, nacionalidade, entre outras.

São aguardadas para o Ato, além dos vereadores, outras autoridades e instituições ligadas aos Direitos Humanos e Cidadania, representantes das comunidades nordestina, negra e indígena, bem como entidades da sociedade civil, e representantes de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais.

Na semana passada o vereador Chagas protocolou no Ministério Público Federal, em São Paulo, uma representação para apuração de possível prática de Crime de Racismo cometida por usuários de redes sociais da Internet, como Twitter, Facebook, Orkut e outras.

Esses usuários distribuíram ofensas de cunho racista pelas redes sociais logo após ter sido anunciada a vitória de Dilma Roussef, na noite do dia 31 de outubro. As ofensas são contra os habitantes e pessoas com origem nos Estados localizados no Nordeste e Norte do País, bem como contra membros das comunidades indígena e negra.

Francisco Chagas é autor da Lei Municipal que criou o Dia do Nordestino na cidade de São Paulo. A data faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, e tem como objetivo prestar uma justa homenagem e reconhecimento aos mais de 4 milhões de cidadãos de origem nordestina ou seus descendentes que moram na capital paulista.

***

Do amigo Audálio Dantas, alagoano dos bons, recebi outra mensagem, que transcrevo abaixo, sobre a saga eletrônica um velho colega nosso, Madruga Duarte, que bateu de frente com uma parede na internet, ao tentar resolver um problema com o serviço de atendimento ao cliente da empresa aérea Azul.

Parece um diálogo kafkiano, que é muito comum hoje em dia. Não se consegue mais falar com pessoas, mas com “sistemas” criados para facilitar as nossas vidas, mas que não resolvem nada. Nota-se também no diálogo eletrônico como a nossa amada língua portuguesa anda sendo maltratada.

Abaixo, o e-mail do Audálio com a troca de correspondências entre Madruga Duarte e a Azul:

“Ricardinho, eis aí uma historinha que talvez sirva pra você preencher um bom espaço do Balaio. O Madruga Duarte é um velho colega nosso que continua na área de comunicação, fazendo consultoria no Paraná. Pela história dele, vemos que não está tudo azul na Azul. Abraços, Audálio

From: Madruga Duarte Sent: Tuesday, November 09, 2010 9:48 AM To: MADRUGA TERRA Subject: ENC: PROBLEMA

Pessoal – veja que coisa estranha ocorre numa companhia aérea como a AZUL.

Madruga

À AZUL:

Peço que encaminhem este e mail a essa famosa Área de Atendimento Específico.

Continuo perplexo com a “atuação” da Azul. Se até o Banco do Brasil divulga dos nomes de seus diretores, que diabo é isso de ” por razões de segurança” você esconderem esses nomes? E que segurança terei eu, como passageiro de uma companhia aérea que esconde os nomes de seus dirigentes?

Pretendo divulgar esses pontos, que considero absolutamente negativos dessa nova empresa, de todas as maneiras possíveis.

Porém, espero que tenham a dignidade de responder aos meus questionamentos.

Bolivar Madruga Duarte,

jornalista

De: Azul Linhas Aéreas Brasileiras [mailto:faleconosco@voeazul.com.br]
Enviada em: terça-feira, 9 de novembro de 2010 06:53
Para: Madruga Duarte
Assunto: RES: PROBLEMA

Bom dia,

Madruga.

Agradecemos seu contato. Esclarecemos que, por medida de segurança, não divulgamos nome ou dados de contato de nenhum dos funcionários da companhia.

Lembramos que a solicitação a qual nos fez deve ser direcionada ao atendimento do Tudo Azul pois, existe um atendimento específico para o programa ao qual as outras áreas não tem acesso. Ligue para 4003 1141 e poderá ter esclarecidas suas dúvidas referente ao programa.

Ressaltamos que, caso queira encaminhar sua reclamação/sugestão, deve responder a esse mesmo email e direcionaremos a área responsável.

Atenciosamente,

Karen Santana

Atendimento ao Cliente

Erro! O nome de arquivo não foi especificado. Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Tel: 4003-1118

Acesse: www.voeazul.com.br

De: Madruga Duarte [madrugaduarte@uol.com.br]
Enviado: segunda-feira, 1 de novembro de 2010 5:52
Para: Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Assunto: RES: PROBLEMA

Se vocês me consideram um CLIENTE forneçam a seguinte informação:

E- mail de um dirigente da Azul, pois desejo – e creio ter esse direito – escrever a ele.

Aguardo

Madruga Duarte, jornalista.

De: Azul Linhas Aéreas Brasileiras [mailto:faleconosco@voeazul.com.br]
Enviada em: domingo, 31 de outubro de 2010 07:43
Para: Madruga Duarte
Assunto: RES: PROBLEMA

Bom dia,

Madruga.

Agradecemos seu contato. Em atenção a seu email, orientamos que entre em contato diretamente com o atendimento específico ao usuário Tudo Azul pelo telefone 0xxDDD de sua cidade 4003 1141 pois, devido a restrições no atendimento via email e chat, não fazemos determinadas operações.

Lembramos que os canais acima mencionados são para esclarecimentos e orientações referente a dúvidas sobre procedimentos realizados e suporte ao site. Solicitações específicas, como a do Tudo Azul, devem ser direcionadas direto para o departamento pertinente.

Certos de sua compreensão, aguardamos seu contato via telefone.

Atenciosamente,

Karen Santana

Atendimento ao Cliente

De: Madruga Duarte [madrugaduarte@uol.com.br]
Enviado: sexta-feira, 29 de outubro de 2010 8:11
Para: Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Assunto: ENC: PROBLEMA

Segundo envio

De: Madruga Duarte [mailto:madrugaduarte@uol.com.br]
Enviada em: sábado, 23 de outubro de 2010 08:48
Para: ‘Azul Linhas Aéreas Brasileiras’
Assunto: RES: PROBLEMA

Continuo inconformado com sua informação.

Gostaria de comunicar-me com um nível mais elevado da Cia.

Pode fazer o favor de fornecer nome/cargo e e mail?

Bolivar Madruga Duarte, jornalista

De: Azul Linhas Aéreas Brasileiras [mailto:faleconosco@voeazul.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 20 de outubro de 2010 13:27
Para: Madruga Duarte
Assunto: RES: PROBLEMA

Boa tarde, Madruga

Esclarecemos que a orientação de contato com Tudo Azul é devido o acesso ao sistema de gerenciamento de senhas, usuários e creditos, cujo canal Chat e fale conosco não tem acesso.

Aguardamos seu contato conosco.

Atenciosamente,

Andrea Fernando

Atendimento ao Cliente

De: Madruga Duarte [madrugaduarte@uol.com.br]
Enviado: segunda-feira, 18 de outubro de 2010 8:28
Para: Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Assunto: RES: PROBLEMA

Prezada Priscila

Eu pensei que essa informação de que “não é comigo” era algo superado pelas empresas modernas – como parece ser a Azul.

Por que tenho de buscar outro canal se já estou dialogando com esse?

Afinal, parece que você representa a Azul, não uma pequena parte dela.

Madruga Duarte

De: Azul Linhas Aéreas Brasileiras [mailto:faleconosco@voeazul.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 13 de outubro de 2010 10:20
Para: Madruga Duarte
Assunto: RES: PROBLEMA

Bom dia,

Bolivar,

Pedimos desculpas pelos erros encontrados na criação da nova senha.

Solicitamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente Tudo Azul através do telefone 4003-1141, para verificar se sua senha está bloqueada ou expirada, pois por este canal não temos este acesso.

Teremos prazer em atendê-lo.

Tenha um dia AZUL!

Atenciosamente,

Priscila Bellis

Atendimento ao Cliente

Azul Linhas Aéreas Brasileiras

De: Madruga Duarte [madrugaduarte@uol.com.br]
Enviado: sábado, 9 de outubro de 2010 17:24
Para: Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Assunto: PROBLEMA

Srs. da Azul

Recebi um e-mail em que dava o nome de usuário e a senha e mandava no primeiro acesso eu trocar a senha. Assim fiz e depois de oito tentativas o site nunca aceitou as várias proposições de senhas enviadas. Sempre alegou que não estava conforme as regras, isto é, 4 digitos e quatro letras.

O que devo fazer, Senhores?

Bolivar Madruga Duarte

E mail madrugaduarte@uol.com.br

Consultório de Idéias

Madruga Duarte

Edifício Diário do Paraná – Rua Lourenço Pinto 189 – apto 1102

Esquina com André de Barros – CEP 80.010-160

Centro, Curitiba, PR.

Fone (41) 3524-6099 Fax: (41) 3082-6099

e-mail: madrugaduarte@uol.com.br ou bmd@terra.com.br

SITE – http://videolog.uol.com.br/eugenia

O que existe, pode ser melhorado


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