Começa nesta terça-feira (19) e segue até 2 de outubro a propaganda eleitoral de candidatos às eleições, no rádio e na TV.
Em resolução aprovada em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou o tempo de campanha de cada coligação. Os 25 minutos de propaganda eleitoral dos presidenciáveis foram divididos da seguinte maneira:
Coligação Com a Força do Povo (emcabeçada pela presidenta Dilma Rousselff, PT) – 11min24s; Coligação Muda Brasil (Aécio Neves, PSDB) – 4min35s; Coligação Unidos pelo Brasil (chapa que tem o candidato indefinido depois da trágica morte de Eduardo Campos, PSB) – 2min03s; Partido Social Cristão (PSC) – 1min10s; Partido Verde (PV) – 1min04s; Partido Socialismo e Liberdade (PSol) – 51s; Partido Social Democrata Cristão (PSDC) – 45s; Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – 47s; Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – 45s; Partido Comunista Brasileiro (PCB) – 45s; e Partido da Causa Operária (PCO) – 45s.
Segundo a apuração do jornal Folha de S.Paulo, o programa de Dilma, que terá quase o triplo de tempo de TV de Aécio Neves (PSDB), estreia com fala de Lula, homenagem Eduardo Campos e não trará ataques ao tucano. Aécio Neves vai dedicar um quarto do tempo de seu primeiro programa de TV para homenagear Campos.
A coligação Unidos pelo Brasil, capitaneada pelo PSB, vai manter os pouco mais de dois minutos a que tem direito nos primeiros dias de horário eleitoral gratuito, mesmo que ainda não tenha decidido sobre a substituição da candidatura à Presidência de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na quarta-feira. A coligação tem até o dia 23 deste mês para escolher um substituto para Campos ou desistir da disputa.
A resolução que define os tempos das campanhas considera o número de partidos políticos ou coligações que solicitaram registro de candidato a presidente da República e a respectiva representação na Câmara dos Deputados.
Nas terças, nas quintas-feiras e nos sábados, além dos 25 minutos destinados aos presidenciáveis, outros 25 serão usados logo em seguida para a campanha dos candidatos a deputado federal.
As segundas, quartas e sextas-feiras serão usadas para as propagandas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital. Ao todo, serão 50 minutos de programa, que também começa às 7h e às 12h no rádio. Na TV, sempre a partir de 13h e 20h.
Fora os candidatos que concorrem à Presidência da República, o tempo de propaganda para cada coligação na disputa pelos demais cargos eletivos é dividido conforme resolução do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.
Deixe um comentário