Comissão da verdade deve sair até o final do mês

Aprovada no Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 18 de novembro de 2011, a Comissão da Verdade, que investigará crimes cometidos durante a ditadura militar,  deve sair até o final deste mês de maio. A informação, dada por uma fonte do Palácio do Planalto, foi revelada pelo blog do jornalista Roldão Arruda, de O Estado de S. Paulo.

Segundo a fonte, a escolha dos integrantes da comissão irá surpreender positivamente. Além disso, para a escolha prevaleceu a preocupação com o direito à memória e a recuperação da verdade histórica. Os sete escolhidos terão prazo de dois anos, contando a partir da data de início dos trabalhos, para concluir as pesquisas e investigação. No final do período, será apresentando um relatório, apresentando fatos, conclusões e recomendações.

Como destacado no editorial da Brasileiros de março, a ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos, acredita que as informações reunidas pela Comissão da Verdade poderão dar origem a processos de condenações semelhantes aos que ocorreram em países vizinhos, como a Argentina. Leia o editorial completo aqui.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.