Foto Reprodução
O conclave que escolherá o novo líder da Igreja católica começará na próxima terça-feira, dia 12, segundo informado pelo Vaticano nesta sexta-feira, dia 8. Somente os 115 cardeais com direito a voto podem comparecer ao conclave. Os outros poderão participar de uma congregação que será realizada no sábado, dia 9.
As votações deverão começar na parte da tarde de terça-feira, após uma missa que será celebrada pela manhã. As eleições entre os cardeais seguirão até que um novo papa seja eleito com 2/3 dos votos dos presentes. Durante o período de eleição, os cardeais ficarão isolados no Vaticano, sem acesso a jornais, rádio, televisão ou internet.
A medida é prevista pela Constituição Apostólica e foi confirmada nesta sexta por Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. O local onde ocorrerão as votações também é protegido com bloqueios que impedem o uso de equipamentos eletrônicos, como celulares. A medida visa evitar que informações confidenciais do conclave vazem.
Antes de entrar na Capela Sistina os cardeais também serão submetidos a revista e a um detector de dispositivos. Durante o conclave eles estarão hospedados na Casa Santa Marta, alojamento que fica ao lado da Basílica de São Pedro. A escolha dos quartos é feita por sorteio. As informações são do portal G1.
Deixe um comentário