Desde o dia 7 de janeiro, terça-feira desta semana, a International CES (Consumer Electronics Show), feira de tecnologia, reúne empresas em uma espécie de vitrine de inovação. Ali, em um estande de mais de 2 milhões de m² montado em Las Vegas, Nevada, 3.200 expositores revelam produtos que chegarão em breve ao mercado ou ainda protótipos para serem tateados em um futuro não muito distante. Pelo menos, essa é a intenção.
Dos tantos objetos e invenções revelados nesta semana (ao todo são 20 mil), alguns podem realmente despertar o desejo de consumo e o comodismo das pessoas. Caso da televisão que fica ‘muda’ quando, na frente dela, você faz o sinal de silêncio, levando o dedo indicador à boca. Achou bem inútil? Ainda há um preocupado bracelete da Netatmo que identifica os níveis de exposição solar de seu usuário e avisa o momento que ele deve ir para a sombra.
Aliás, uma das grandes tendências da CES deste ano são tecnologias “vestíveis” ou “usáveis”, como a escova de dentes Kolibree que tem como finalidade ensinar seu usuário a escovar os dentes corretamente. A escova possui um sensor que envia os movimentos por meio de Bluetooth a um smartphone. Já a Sony demonstrou um sutiã esportivo que serve para monitorar batimentos cardíacos.
A coreana Samsung apresentou uma série de eletrodomésticos inteligentes, que vão desde refrigeradores programáveis a lavadoras que reduzem o tempo do trabalho doméstico. Fora isso, a empresa demonstrou novo serviço Smart Home, com o qual seus usuários poderão conectar todos os dispositivos pessoais e domésticos por meio de um único aplicativo e poderão acioná-los mesmo fora de casa.
Outra grande novidade são as telas 4k, com resolução quatro vezes maior que a Full HD. Tanto Samsung quanto a LG apresentaram versões de suas televisões. Em ambas, o design incorpora curvas nas laterais. O modelo Samsung, por exemplo, possui 105 polegadas e 11 milhões de pixels.
A seguir confira algumas das novidades da CES 2014:
Deixe um comentário