Sabe esses livros do tipo “Dez lugares que você precisa conhecer antes de morrer” ou “Cem comidas que você precisa degustar”? A organização não-governamental WWF acaba de lançar no Brasil um livro com uma proposta parecida, mas que, na verdade, deveria ser leitura obrigatória para todos, de adultos de todas as idades até as crianças nas escolas. O livro Planeta Terra – 200 lugares de preservação prioritária é uma obra de arte organizada por Simona Giordano, da WWF-Itália, que traz como grande estrela exatamente nosso planeta, mostrando, em mais de 370 fotos espetaculares, o que ele tem de mais bonito e instigante. Mas o que faz a diferença no livro é o subtítulo – 200 lugares de preservação prioritária. As paisagens deslumbrantes, as cenas de animais e de plantas em seus habitats naturais, todas as fotos sensacionais são de lugares que já sofreram ou estão ameaçados pela ação predatória do homem. Usando o conceito de ecorregião, a WWF alerta que, para a natureza, as fronteiras entre os países são apenas linhas imaginárias traçadas e registradas em mapas pelo homem. E, desse modo, a preservação do meio ambiente tem de ser uma preocupação supranacional.
A viagem visual proposta pela WWF percorre todo o planeta azul – relembrando a frase histórica do primeiro cosmonauta, Yuri Gagarin, que em sua nave, ao circular o planeta, definiu, surpreso e admirado, que “a Terra é azul”. Na Tundra Alpina Fino Escandinava, o destaque são as florestas, os lagos e os rios, enquanto que no Mediterrâneo (foto), o mar, as praias e a fauna marinha são os astros principais. O passeio prossegue pelos Alpes, onde, apesar de milênios de presença humana, a natureza resiste bravamente. E esforços conservacionistas estão trazendo de volta até os lobos italianos, que muitos julgavam quase extintos. Do outro lado do mundo, a Austrália aparece com seus contrastes, como o deserto central e a Grande Barreira de Corais, um ecossistema que corre graves riscos de sucumbir com o aquecimento global.
O aquecimento global também é ameaça aos dois extremos do planeta, no Ártico e na Antártica, mostrados em toda a sua beleza inóspita e com as grandes estrelas, ursos polares ao Norte e os pinguins ao Sul. Na África, a beleza das savanas, das florestas e da vida selvagem obriga o leitor a refletir sobre o fato de que cenas de tanta beleza já se encontram sob ameaça de destruição, vítimas de um “desenvolvimento econômico” muitas vezes equivocado. Na América do Sul, a Amazônia é, naturalmente, a atração maior. As florestas brasileiras ainda são mostradas intocadas, mas cada vez mais expostas a riscos – especialmente na região das florestas de igapós, que passam parte do ano inundadas, o que as protege do desmatamento – de serem devastadas com a retomada de projetos rodoviários. O livro é uma obra de leitura imperdível e que também serve de alerta, pois, sem preservação, todas essas regiões poderão, daqui a alguns anos, ser apenas belas fotos de livros.
SERVIÇO
Planeta Terra – 200 lugares de preservação prioritária
WWF-Itália
Escrituras Editora
306 páginas, R$ 149,00
Deixe um comentário