Em 1932, o irlandês Samuel Beckett (1906-1989) era um dos muitos aspirantes a escritor que moravam precariamente em Paris. Discípulo de James Joyce, escreveu naquele ano um primeiro romance, Dream of Fair to Middling Women, que foi rejeitado por diversas editoras, só vindo a ser publicado postumamente, 60 anos depois.
A experiência, no entanto, originou poemas e alguns contos que vieram a compor More Pricks than Kicks, seu primeiro livro de fato. Na época, seu editor, Charles Prentice, da Chatus & Windus, havia pedido que escrevesse um décimo-primeiro conto, para engordar o volume, dar-lhe mais consistência, ao menos material.
Mas o conto extra foi sumariamente rejeitado, e o livro saiu sem ele, em 1934. Intitulado de Echo’s Bones, foi descrito pelo editor (um dos que descartaram também o primeiro romance) como “um pesadelo incompreensível que certamente afastaria os leitores dos outros contos”.
Na história, o personagem central, Belacqua, alter ego do autor, figura que atravessa todo o More Pricks.., está morto e se vê num além povoado de figuras folclóricas do imaginário gótico e contos de fadas. Ao que parece, o estilo é ainda muito influenciado por Joyce, mas já revela o brilhantismo do criador de Esperando Godot, que receberia o Nobel em 1969. O conto Echo’s Bones será publicado pela Faber & Faber no próximo 17 de abril.
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