Começa nesta segunda-feira (25), nas quadras da Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, a etapa brasileira do maior circuito challenger do mundo, a Copa Petrobras de Tênis. O torneio chega à sua 7ª edição em 2010. Neste ano, apenas um brasileiro conseguiu levantar o caneco de uma das etapas da Copa. O promissor João Souza, carinhosamente apelidado de Feijão, sagrou-se campeão em Bogotá, a primeira etapa do ano.
[nggallery id=14156]
Nas duas fases seguintes, em Montevidéu e em Buenos Aires, a Copa Petrobras de Tênis coroou o desconhecido Maximo Gonzalez. O argentino, antes dos dois triunfos, não aparecia nem na lista dos 200 melhores jogadores do mundo, mas hoje é o número 153.
Depois disso, a democrática Copa Petrobras de Tênis viu o domínio europeu se estabelecer em solo sul-americano. Primeiro com o português Rui Machado, que venceu a etapa paraguaia, em Assunção, e depois com o italiano Fabio Fognini, campeão em Santiago, no Chile.
Em São Paulo, as esperanças brasileiras estão todas depositadas no atual campeão da etapa, Thomaz Bellucci. Hoje no 27º lugar do ranking mundial, Bellucci nem poderia estar participando do torneio, já que challengers só podem ser disputados por tenistas acima do número 50 do mundo. Mas, o brasileiro contou com a deixa do regulamento, que permite a participação de tenistas entre os rankings 11º e 50º mediante convite da organização do torneio, o chamado wild card.
A participação de Bellucci tem sido muito comentada nos últimos dias. Isso porque na mesma semana acontecem os torneios ATP 250 de Montpellier, na França, São Petersburgo, na Rússia, e Viena, na Áustria. Em caso de título em qualquer um deles, o brasileiro encostaria novamente na lista dos 20 melhores tenistas do planeta. Mas, jogando em casa, Bellucci fez questão de arranjar um tempo em sua agenda para prestigiar o público brasileiro e, por que não, tentar o bicampeonato. O atual campeão entra em quadra na terça (26), por volta das 19h, contra o eslovaco Ivo Klec, atual 303º do mundo.
Enquanto um é consagrado e tenta colocar seu nome entre os grandes de uma vez por todas, outro dá suas primeiras raquetadas no tênis profissional, mas já com pedigree de campeão. Tiago Fernandes, de apenas 17 anos, é a grande aposta do tênis nacional e ocupa hoje a 5ª colocação do ranking mundial juvenil. No profissional, ele é apenas o número 631. As armas do alagoano para surpreender tenistas mais experientes, fora seu talento, estão em seu treinador, o veteraníssimo Larri Passos, que brilhou treinando o maior tenista da história do Brasil, Gustavo Kuerten. Fernandes entrará em quadra nesta segunda-feira, por volta das 19h, contra o prata da casa Augusto Meirelles, convidado pela organização por ser um dos destaques do clube que hospeda o torneio, o Harmonia.
Além de Bellucci, Fernandes e Meirelles, os três convidados pela organização para participar do torneio, o Brasil conta com mais oito tenistas na chave principal. São eles: João Souza, Thiago Alves, Marcos Daniel, Rogério Dutra da Silva, Júlio Silva, Caio Zampieri, Tiago Lopes e Ricardo Hocevar.
A etapa de São Paulo da Copa Petrobras de Tênis vai até sábado e o site da Brasileiros vai acompanhar o dia a dia no Clube Harmonia, com atualizações pelo Twitter, além de textos e reportagens especiais. A final está programada para as 13h30 do sábado. Não perca a nossa cobertura!
|
Deixe um comentário