Copom deve realizar novo corte de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central revelou nesta quinta-feira, dia 19, que pode realizar mais um corte de juros, superando a mínima histórica de 8% determinada em sua última reunião. O Comitê vem realizando cortes na taxa básica (Selic) desde agosto de 2011.

“O Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia”, indicou o Copom na ata de sua reunião.

Até agora, as reduções tem sido de 0,5 ponto em cada reunião. Segundo especialistas, a taxa deverá seguir este padrão de queda, indo a 7,5% ao ano. Anteriormente, os analistas econômicos acreditavam que a redução de agosto seria a última de ano. Porém, com a nova indicação do Copom, acredita-se que a taxa Selic pode fechar 2012 em 7% ou menos.

Com os cortes, o BC procura aquecer a economia nacional, evitando que os efeitos da crise mundial sejam acentuados no País. Apesar dos cortes consecutivos, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre deste ano, número muito abaixo do esperado.

Para as autoridades economias, no entanto, é esperado que estas reduções no valor dos juros sejam sentidas no segundo semestre de 2012, onde é esperado um crescimento maior do PIB brasileiro. Na ata divulgada hoje, o Copom também diz que a recuperação da economia brasileira tem sido feita de “forma bastante gradual”.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.