O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar na noite desta quarta-feira, dia 11, o oitavo corte consecutivo da Selic, taxa básica de juros, que atualmente está em 8,50%. Segundo informações da AE Projeções, veiculadas pela Agência Estado, 79 de 81 instituições financeiras consultadas apontam que a taxa cairá mais 0,50 ponto hoje, atingindo 8% ao ano. As outras duas crêem que a queda será de 0,25 ponto, indo a 8,25%.
Com a medida, o governo pretende aquecer ainda mais a economia. A Selic funciona como taxa de juros para títulos públicos e guia investidores em renda fixo. A taxa também exerce influencia direto em relação aos créditos para empresas e consumidores.
Como informa o Estadão, a sequência de cortes na taxa de juros ainda causa dúvidas às instituições financeiras. Segundo o levantamento, algumas crêem que o ciclo de cortes irá até outubro, enquanto outras crêem que eles se encerrarão em agosto.
Apesar da atual taxa ser a mais baixa da história, acumulando queda de 4 pontos desde agosto de 2011, a economia brasileira ainda não está reagindo como esperado pelo governo. Previsões de especialistas apontam que os cortes ainda podem continuar até o final do ano. Segundo informado pelo periódico paulista, nove instituições financeiras consultadas esperam que a taxa chegue a 7% até o fim de 2012.
A reunião de hoje do Copom será a primeira com participação de Luiz Edson Feltrim, novo diretor de assuntos especiais. Com o novo integrante, o Cômite terá oito votos para chegar à sua decisão final, sendo sete de diretores e um do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que tomará a decisão final caso a votação termine em empate.
Deixe um comentário