Buscando conter o avanço da inflação, como já era esperado por economistas e analistas do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou o juro básico da economia em 0,25%.
Dois dos oito integrantes do colegiado discordaram da decisão (leia nota do Copom, abaixo), mas a medida foi aprovada, interrompendo um ciclo de acentuada queda dos juros percebido desde julho de 2011, quando houve o último aumento da chamada taxa Selic. Naquela ocasião, o índice saltou de 12,25 para 12,50 pontos percentuais ao ano. Com a decisão de hoje, o juro básico ao ano agora é de 7,5%.
LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DO COPOM:
O Copom decidiu elevar a taxa Selic para 7,50% a.a., sem viés, por seis votos a favor e dois votos pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a.
O Comitê avalia que o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência e ensejam uma resposta da política monetária. Por outro lado, o Copom pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela.
Votaram pela elevação da taxa Selic para 7,50% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques. Votaram pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Aldo Luiz Mendes e Luiz Awazu Pereira da Silva.
Deixe um comentário