Criador de campeões, Touro Moreno dá ao Brasil duas medalhas Olímpicas

Touro Moreno. O nome era, até o começo das Olimpíadas de 2012, praticamente desconhecido fora de alguns círculos bastante específicos (amantes xiitas do boxe, alguns poucos fãs do jiu-jitsu e do vale-tudo, amigos e conterrâneos). Na manhã desta sexta-feira, dia 10, o Touro Moreno invadiu os lares brasileiros na figura de um de seus 18 filhos: Esquiva Falcão.

Esquiva Falcão vence lutador britânico e está na final do boxe

Esquiva Falcão. O nome é de um predestinado. Batizado em homenagem ao movimento, treinado pelo pai usando uma bananeira como saco de pancada, Esquiva fez história e é hoje, com a prata garantida, o maior campeão do boxe olímpico brasileiro. Na tarde desta sexta seu irmão, Yamaguchi (homenagem a um treinador de judô com quem o Touro Moreno aprendeu alguns golpes) também luta pela chance do ouro. Ele já tem o bronze. Ganhando ou perdendo, a história já está escrita. O Touro deu ao Brasil duas medalhas Olímpicas.

E ele ainda não está satisfeito com a sua colheita. Outros três de seus filhos seguem no negócio da família: Thomas Edson Falcão, de 20 anos,  Estivan Falcão, de 16 anos (que ganhou o nome em homenagem ao lendário boxeador cubano Teófilo Stevenson), e Luciano Falcão, de apenas 13 anos.

Nascido em Resplendor, no estado de Minas Gerais, Adegard Câmara Florentino, o Touro Moreno, entrou pela primeira vez para a história ao lutar com a lenda Waldemar Santana, um dos decanos do jiu-jitsu brasileiro, famoso por derrotar Hélio Gracie. O sangrento combate foi interrompido para preservar a integridade física dos lutadores, acabando em empate. Eram os tempos do desenvolvimento do vale-tudo, modalidade que anos depois viraria MMA (mixed martials arts), esporte que fez famoso outro brasileiro, Anderson Silva, e que é hoje febre nos Estados Unidos.

A luta entre Touro Moreno e Waldemar Santana é tão cinemática e dramática que virou filme nas mãos do diretor Juliano Enrico. Seu roteiro tem semelhanças gritantes com a história de Rocky: Um Lutador (1976). Assim como o italian stallion interpretado por Sylvester Stallone, Touro foi escolhido para enfrentar um adversário muito mais forte, e o enfrentou de igual para igual.

 

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.