Localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim reúne jardim botânico, museu de arte contemporânea e reservas naturais. Esse complexo, portanto, oferece aos visitantes a experiência de estar em contato direto com a natureza e com expressões artísticas de diversos segmentos.
Pela primeira vez desde sua inauguração, em 2006, o parque criou uma programação cultural. Para este mês de agosto, preparou uma série de atividades, que visam aliar a estrutura do local com o interesse artístico dos visitantes. Na música, o instituto receberá a terceira edição do projeto Inhotim em Cena, que trará shows de Criolo, Hermeto Pascoal, Dibigode e Graveola e o Lixo Polifônico.
“Sempre fico na expectativa de cada lugar em que vou tocar. É muito bom saber que vou me apresentar para um público que já me conhece, mas nunca teve oportunidade de me assistir. É uma alegria”, diz o músico Hermeto Pascoal, 67 anos.
Morgana Rissinger, coordenadora da programação cultural do Instituto Inhotim, destaca a importância de unir atrações que mobilizem o público com a oportunidade de conhecer as obras expostas no local. “Tentamos aproximar atividades de grande apelo popular, como apresentações musicais no jardim, e os conceitos de curadoria de artes visuais, que é o que norteia a nossa programação.”
Outra atividade que volta ao parque é o projeto Cinema de Artista. A cada bimestre, o instituto convida um artista plástico com obra no acervo da casa para fazer uma curadoria da sétima arte, apresentando filmes de sua escolha. O cubano Carlos Garaicoa é o responsável pela edição de agosto, que será realizada entre 26 de agosto e 1o de setembro, no teatro.
Morgana explica que o cinema é uma atividade mais difícil de ser preparada, já que a maioria dos visitantes prefere passear pelo parque a ficar em uma sala de cinema. Mas, para atrair a atenção dos frequentadores, o artista que faz a seleção dos filmes fica no parque para comentar suas escolhas. Assim, o visitante assiste ao filme, conhece o artista pessoalmente e pode, inclusive, entrar em contato com a obra do mesmo.
Além do grande acervo de artes visuais, o Instituto Inhotim preparou ainda algumas oficinas. Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, em 19 de agosto, o parque terá um curso sobre a técnica.
No final de semana de comemoração do Dia dos Pais, duas atividades: Estações, que pretende estimular memórias entre pais e filho, e Biodiversidade, um jogo criado para desenvolver a consciência ecológica em conjunto.
As atividades continuam durante o mês de setembro, quando serão inaugurados os pavilhões dos artistas Lygia Pape e Tunga, além de exibir obras de outros contemporâneos.
Deixe um comentário