A imagem acima, divulgada nesta terça-feira, dia 7, é forte candidata à principal fotografia da década. Exagero? Pois esta é a primeira foto colorida tirada da superfície de Marte. Ela foi tirada pelo explorador Curiosity (curiosidade, em português), que desde segunda-feira está no planeta vermelho.
A imagem foi feita pela Lente Geradora de Imagens da Mão Marciana (MAHLI, na sigla em inglês), mostra uma paisagem marciana. A distância estão a “muralha” norte do anel da cratera de Gale.
A qualidade da foto ainda não demonstra todo o potencial de Curiosity, pois foi tirada ainda sob o efeito da aterrissagem da sonda, o que levantou muita poeira do fino solo de Marte. Como o nome sugere, a MAHLI está em um dos braços da sonda Curiosity, e possuiu um protetor de poeira. Imagens sem essa tampa ainda são esperadas nas próximas semanas.
O principal objetivo da câmera MAHLI é enviar à terra imagens em close-hp e alta resolução de rochas e do solo na cratera Gale. A câmera é capaz de focar em qualquer alvo, de 2,1cm até o infinito, o que significa que a Curiosity pode enviar ainda outras imagens da paisagem marciana.
Deixe um comentário