Meus caros, tive uma ótima surpresa ao ler o último livro de Danuza Leão, De Malas Prontas, no qual narra sua passagem pela noite gay de São Paulo. Passagem bem dada, diga-se, pois foi a diversas casas noturnas, da The Week à baixa Augusta, com direito a uma divertida experiência na Blue Space. Não que o livro nos traga surpresas, ou nos sirva de guia, conhecemos nosso universo, e guia todos nós temos pela internet, mas é delicioso ver uma mulher com a classe e a história de Danuza visitando nosso mundo, e dando opiniões. Sua conclusão, de que o mundo gay de São Paulo se parece com Berlim, é para ser festejada.
Danuza é um mito, quando jovem foi lindíssima, irmã da cantora Nara Leão, casou-se com o jornalista Samuel Wainer, um dos patronos do jornalismo brasileiro – não se pode falar do Brasil nas décadas de 1940 a 1970 sem mencioná-lo. Com ele, Danuza correu o mundo, conheceu gente como Mao-Tse-Tung, e todas as cabeças, coroadas ou presidenciais, que estiveram por aqui. Ela acompanhou muito da história do Brasil, e nos conta. A sociedade brasileira conheceu poucas figuras como ela, talvez porque ela não seja afetada, nunca foi metida a besta, sempre tratou a todos de igual para igual. Foi colunista social e cronista, nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, e promoter da casa noturna Regine’s, pois não teve escrúpulo nenhum em meter a mão na massa e trabalhar quando o dinheiro ficou curto.
Este traquejo social habilitou-a a escrever o ótimo livro sobre boas maneiras Na Sala Com Danuza, obrigatório para todos, mas, infelizmente, ignorado por muitos. Este é seu segundo livro sobre viagens, o primeiro foi lançado há coisa de um ano, e já era delicioso. Narradas na primeira pessoa, suas experiências mundo afora são divertidas. As Aparências Enganam e Crônicas para Guardar, seus livros com crônicas da Folha de São Paulo, também são bárbaros.
Portanto, queridos, as livrarias têm pelo menos 6 livros de Danuza disponíveis, e eu recomendo todos. É diversão, história, e aprimoramento pessoal (etiqueta…).
Deixe um comentário