Darcy Ribeiro, o fotógrafo

“Em suas imagens, a impressão que temos é que Darcy se deu ao luxo de agir como um flâneur, como se fora um turista acidental a cultivar relações e recolher lembranças”. Assim o fotógrafo e antropólogo Milton Guran define O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro, exposição que será inaugurada nesta segunda-feira (22), às 19 horas, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
[nggallery id=14119]

Guran é curador da mostra que revela uma faceta desconhecida de Darcy Ribeiro. São 50 fotografias inéditas produzidas por Ribeiro em diversos trabalhos de campo, como os índios Kadiwéu, Urubu-K’apor e Ofayé-Xavante. Um olhar interessante de um homem múltiplo, antropólogo, educador, romancista, ensaísta, político e, por que não, fotógrafo.

O acervo faz parte do arquivo do Serviço de Proteção aos Índios, que, em 2008, passou a fazer parte do Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. As imagens, todas em preto e branco e com diferentes formatos, foram impressas em processo digital a partir dos negativos e selecionadas em grupo. São fotografias do cotidiano das aldeias, de tatuagens faciais, de rituais, entre outras cenas dos índios.

Para Milton Guran, é natural que Darcy Ribeiro tenha imprimido um olhar de antropólogo nas fotografias. “Entretanto, não se limitou ao registro fiel e objetivo daquilo que ele via, buscou também a possibilidade do reconhecimento visual da sua vivência entre aqueles povos, impregnando suas imagens com a emoção dos primeiros contatos”, diz o curador da exposição.

Além das fotos, o clássico filme Um dia de uma tribo na floresta tropical, de Hans Foerthmann, que foi recentemente restaurado e digitalizado, completa a exposição. O longa-metragem conta a história dos índios Urubu-Ka´apor, estudados por Darcy Ribeiro. O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio (SAMI). A instituição celebra 100 anos do Serviço de Proteção aos Índios, onde trabalhou Darcy Ribeiro.

O OLHAR PRECIOSO DE DARCY RIBEIRO
Quando: de 22 novembro a 30 de dezembro
Terça-feira a sábado, das 10h às 22h.
Domingos, das 10h às 21h.
Onde: Caixa Cultural / Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25 – sobreloja – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Site: www.caixacultural.com.br
Testemunha do drama humano


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.