Debate religioso domina a semana

Pela segunda semana seguida, a discussão sobre a reação da Igreja Católica à tragédia da menina de nove anos estuprada que ficou grávida de gêmeos, em Pernambuco, monopolizou os leitores do Balaio e das principais publicações do país. Os três assuntos mais comentados da última semana:

Balaio

Igreja Católica: 496

Sucessão 2010: 216

A volta de Ronalducho: 178

Folha

Estupro e aborto em PE: 226

Ditadura: 98

Crise/PIB: 48

Veja

Espionagem de Protógenes Queiroz: 92

Diogo Mainardi: 53

Estupro e aborto em Penambuco: 41

Com o recuo da CNBB e do Vaticano ao criticar a decisão do arcepisto de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, de excomungar a mãe da menina, o Balaio encerra aqui a discussão sobre o tema, a não ser que surjam fatos novos nesta história.

Centenas de comentários publicados nos posts da semana anterior continuaram chegando, com a grande maioria criticando as palavras e ações do bispo, mas aumentou o número de leitores que o defenderam, em textos que utilizavam argumentos bastante semelhantes.

Aos leitores que me acusaram de desconhecer o Código de Direito Canônico, como se fosse algo sagrado e incontestável, acho que a melhor resposta foi dada pelo arcebispo Rino Fisichella, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, orgão oficial do Vaticano, que criticou a decisão de excomungar a mãe da menina:

“Antes de pensar em excomungar, era mais importante salvaguardar a vida inocente”.

Pois foi exatamente o que fizeram a mãe da menina e os médicos responsáveis pelo aborto: salvaram a sua vida.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.