“Democracia Conectada” discute mudança da política a partir da Internet

digital democracy 520

A FGV Direito Rio e a Juruá Editora lançam no próximo dia 31 de outubro o livro “Democracia Conectada: A Internet como Ferramenta de Engajamento Político-Democrático”, de autoria do Professor Eduardo Magrani. A obra, segundo o autor, busca analisar o potencial democrático da internet na contemporaneidade e avalia a eficácia das plataformas online, como as redes sociais, em criar espaços participativos e transparentes de comunicação entre os cidadãos e o poder público.

 “Como pesquisador na área de Propriedade Intelectual, acompanhei nos últimos anos as discussões sobre os impactos das novas tecnologias na sociedade. Muito se avançou na análise da crise que enfrenta atualmente a regulação de direitos autorais; no entanto, pouco se desenvolveu o debate acerca de como a internet pode ser utilizada para o aperfeiçoamento dos sistemas democráticos. Senti necessidade, portanto, de compreender melhor esse fenômeno, investigando seu papel na ampliação da participação política e deliberativa dos cidadãos”, avalia Magrani.

O autor acredita no papel fundamental da tecnologia na política, mas não é ingênuo a ponto de acreditar que tudo muda num piscar de olhos. O livro, segundo ele, tem um capítulo inteiro dedicado a comentar os limites da democracia digital no Brasil que necessitam ser superados. “As novas tecnologias podem e devem ajudar a sociedade a ter mais mecanismos de controle e pressão sobre o poder público. Mas as ameaças contra a privacidade, o fato de ainda existirem muitos cidadãos excluídos deste universo online, além de vários outros obstáculos, são fatores representativos da diminuição do potencial que essas plataformas possuem”, lembra. 

Eduardo Magrani é Doutorando e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (Portugal) e Université Stendhal-Grenoble 3 (França). Professor convidado da Graduação e Pós-Graduação da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO RIO). Pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS/FGV). Líder de projeto na área de democracia digital. Coordenador da Newsletter internacional “Digital Rights: Latin America & The Caribbean”. Cocoordenador do Creative Commons no Brasil.

Serviço: 

Democracia Conectada: A Internet como Ferramenta de Engajamento Político-Democrático; Autor: Eduardo Magrani; Editora: FGV Direito Rio / Juruá Editora – Lançamento: 31 Outubro / 2014 – Livraria da Travessa – Botafogo – Rio de Janeiro


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.