Depois da Alemanha, seleções da Itália e da Holanda visitam Auschwitz

As seleções da Itália e da Holanda, que disputam entre 8 junho e 1 julho a Eurocopa 2012, visitaram nesta quarta-feira, dia 6, o campo de concentração de  Auschwitz-Birkenau, na Polônia, país que é uma das sedes da competição ao lado da Ucrânia.  Auschwitz se tornou infame como o local do extermínio de pelo menos 1,3 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, que durou entre 1939 e 1945.

“Foi uma experiência muito impactante. É importante vir aqui para lembrar e testemunhar isso”, afirmou o zagueiro  da azzurra Giorgio Chiellini. O goleiro e capitão da equipe italiana, Gianluigi Buffon, depositou uma coroa de flores no local.

Durante o período a Itália, então sob o comandada pelo governo fascista de Benito Mussolini, colaborou ativamente com a Alemanha Nazista, responsável pela construção do complexo de 43 campos de Auschwitz-Birkenau. A seleção alemã visitou o campo no dia 1 de junho. Cerca de 7,5 mil judeus italianos morreram em  Auschwitz entre 1943 e 1945.

Os judeus holandeses também sofreram com o Holocausto, e foi uma das comunidades que mais perdeu membros durante a Segunda Guerra. Estimativas são de que pelo menos 75% dos judeus holandeses foram exterminados. A história do Holocausto na Holanda, país que foi ocupado pela Alemanha Nazi em 1940, se tornou famosa pelo diário da garota judia Anne Frank, que morreu em um campo de concentração na Alemanha em 1945.

LEIA MAIS
Seleção alemã visita campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.