O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B/SP) ficou escandalizado e até passou mal após visitar as instalações do Instituto Royal, em São Roque, onde cães da raça “beagle” são usados para testar remédios. “Nunca tinha estado num ambiente tão insalubre, onde animais andam em cima de suas próprias fezes e urina e odores fétidos ficam concentrados porque é tudo fechado” disse ele à coluna. “O ambiente é degradante não só para os cães, como também para os funcionários que lá trabalham.”
Em pronunciamento que fará amanhã no plenário da Câmara Federal, a convite do presidente Henrique Eduardo Alves, o deputado vai pedir inspeção judicial no instituto que irá averiguar se ele pode continuar funcionando ou se deverá ser fechado. “A lei brasileira permite testes de remédios com animais” disse ele “mas nenhuma lei autoriza uma empresa, ainda mais sendo um laboratório científico a funcionar em condições como a que encontrei no Instituto Royal.”
Em seu discurso, o deputado vai pedir ao governo que invista em pesquisas, já em andamento em outros países, como Portugal, que possibilitem testar a eficácia e a segurança de medicamentos sem o sacrifício de animais.
Deixe um comentário