Desemprego cai de 10,5% para 10%

A taxa de desemprego caiu de 10,5%, em outubro, para 10%, em novembro, segundo pesquisa realizada em sete regiões metropolitanas do país pelo Seade/Dieese. É o terceiro mês consecutivo de queda, puxada pelos maiores níveis de ocupação na construção e na indústria da transformação. Na região metropolitana de São Paulo, a taxa caiu de 10,9% para 10,3%.

A distância em relação aos números do IBGE (5,3% de desempregados) se dá pela diferença no cálculo das duas pesquisas. O IBGE considera o número de desempregados em relação apenas aos trabalhadores que estão procurando emprego no último mês, enquanto o Dieese considera toda a População Economicamente Ativa.  

O total de desempregados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Distrito Federal somou 2,26 milhões de pessoas, 107 mil a menos do que no mês anterior. Na comparação anual, a taxa de desemprego ainda é maior do que a registrada no ano passado (9,7% em novembro de 2011).

O rendimento médio real dos trabalhadores também teve crescimento. Os ocupados tiveram aumento de 1%, e os assalariados de 0,8%, em relação ao mês anterior. Os valores médios foram de R$ 1.574 e de R$ 1.603, respectivamente.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.