Desemprego tem a menor taxa para março em 12 anos

 Foto reprodução

 

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas seis regiões metropolitanas pesquisadas ficou em 5,7% em março, após registrar 5,6% em fevereiro, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (25). Em março do ano passado, a taxa de desemprego tinha ficado em 6,2%.  A taxa é a menor para o mês de março desde o início da série, em março de 2002.

A população desocupada somou 1,4 milhão de pessoas e ficou estável sobre o mês anterior, uma alta de 1,2% em relação a fevereiro, o equivalente a mais 17 mil indivíduos à procura de emprego. A população ocupada ficou em 23 milhões, mostrando estabilidade sobre fevereiro com uma redução de 0,2%, ou 52 mil empregados a menos.

Segundo o IBGE, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 11,4 milhões, uma redução de 0,5% ante fevereiro, com a dispensa de 54 mil trabalhadores formais. Na comparação com o anterior, houve alta de 2,8%, o que representou a criação de 309 mil postos de trabalho formais.

Sobre fevereiro, os salários aumentaram nas regiões metropolitanas de São Paulo (0,9%) e Recife (0,6%) e caíram em Belo Horizonte (1,8%), Salvador (1,5%), Porto Alegre (1,5%) e no Rio de Janeiro (0,8%). Frente a março do ano passado, os rendimentos cresceram no Recife (6,8%), em Porto Alegre (3,5%), em São Paulo (1,5%) e em Belo Horizonte (0,8%), mas recuou em Salvador (10,7%) e ficou estável no Rio de Janeiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.