Deusa sim, por favor

Queridos, estou dando risada com a polêmica que alguns estão levantando contra Maria Bethânia, que está usando da Lei Rouanet para levantar 1,3 milhão de reais e montar um blog de poesia. Lógico que se trata de dinheiro público, proveniente de renúncia fiscal, que teria outra destinação, mas que, se efetivamente captado, permitirá a ela entrar na blogsfera por meio desse canal. Entendo ligeiramente do assunto, pois sou blogueiro há alguns anos, embora meu espaço possa ser, na verdade, considerado uma coluna jornalística e não um blog, pois eu não abro muito (pouquíssimo) espaço para comentários, etc. O nome pouco importa, blog é blog, e a Deusa está querendo o dela. A questão, inequívoca, diga-se, é que não se precisa mais do que 2 ou 3 mil reais para se fazer um blog lindo, daqueles feitos por gente que realmente entende de design, e tudo o mais. Pode-se até mesmo fazer um de graça, basta entrar nos grandes portais, lá se ensina como você faz o seu próprio, e abrir de graça seu canal de conteúdo. O que realmente interessa em um blog é o conteúdo, o resto é perfumaria, principalmente quando se trata de poesia de alguém como Bethânia.

Mas é então que se chega ao ponto: estamos falando de um dos maiores nomes da música popular brasileira, não é apenas irmã de Caetano, sequer a outra filha de Dona Canô, o mito de Santo Amaro da Purificação. Bethânia tem uma belíssima luz própria, quem a ouviu cantar Um índio ou Fera Ferida, sabe muito bem do que estou falando. Impossível se falar sobre nossa cultura, depois dos anos 1960, sem falar dela. É por isso que se estará pagando, até onde meus meio lesados neurônios estão entendendo a questão.

Ela já confessou, em uma entrevista a algum meio de imprensa, que gastou quase tudo o que ganhou durante a vida, ao contrário do irmão, que soube agenciar-se muito bem, ou que foi bem agenciado, não importa. Portanto, está precisando de dinheiro, e buscou o caminho legal para fazer isso. Em troca, deverá fazer funcionar um blog cujo conteúdo traga sua poesia e seus pensamentos. Críticas, permitam-me, somente depois de captado o dinheiro, se ela não fizer aquilo que se propõe no projeto. Assim funciona o sistema Rouanet.

Bethânia não é apenas uma musa do público homossexual feminino, a quem agradece lindamente em seus shows dizendo: “Obrigada, senhores!”. Ela é uma de nossas deusas da cultura popular brasileira. Seu conteúdo vale o que ela está pedindo. Críticas, só depois, se ela falhar, o que não acredito que aconteça. Vou adorar conferir. Abraços do Cavalcanti.


Comentários

10 respostas para “Deusa sim, por favor”

  1. Bem, se não soube admistrar sua fortuna, pouco me importa e eu não tenho que pagar por isso!
    Mais digno seria posar pelada para ganhar o dindim perdido. Talvez as vendas fossem um estouro: fotos da Abelha Rainha de ângulos nunca antes vistos!

    1. Lili, eu pagaria para vê-la pelada – pena é que ninguém pague para me ver pelado, qualquer $ me é bem vindo. Abs.

  2. Imagina isso virar moda?! Cada cidadão que não soube administrar seu dinheiro deveria ter direito a captar de recursos públicos para fazer um blog e sair do vermelho!
    Ops! O que estou fazendo aqui?
    “Paêêê! Achei a solução dos nossos problemas!”

    1. Jr – fosse fácil assim todos fariam – eu mesmo já tentei, e não consegui. Quem apoia, e dá $, sabe que terá retorno, mas não vou ficar defendendo, respeito a opinião alheia. Mas adorei o “Paêêê” . Abraços do LC

  3. Depois esses artistas vão à tv bradar por injustiças! Bethânia é excelente artista, mas quem disse que eu gostaria e ficar pagando o seu blog milionário?!
    Se ela quer divulgar poemas, faça um livro e quem quiser o compre! Por que sua obra tem todo esse valor monetário?

  4. Discordo de você Lourenço. O País tem que questionar sim, o é dinheiro público, são impostos, e no fim das contas acabamos sendo todos “banqueiros” desses projetos culturais. Trata-se de favoritismo inexplicável. Quantos milhares de grupos artísticos emergentes tentam com a Lei Rouanet a liberação de 1, 5, 15 ou 70 mil reais? Quantos deles conseguem essa liberação para seus projetos culturais? Pouquíssimos. Alguns, me permita dizer, são melhores que Bethânia, embora ela seja um ícone cultural brasileiro. Como sempre digo: Há sempre alguém melhor que nós por esse mundo a fora. Não há como concluir que isso seja incentivo a cultura. Veja por exemplo os infinitos blogs na internet que não conseguem captar recursos, os infinitos grupos teatrais com montagens especiais e que não conseguem juntar nem mesmo 3mil reais. Muitos desses grupos lutam sozinhos para custear suas montagens artísticas. Como se pode concentrar 1,3 M em um único projeto e não permitir uma das maiores características da Cultura: a diversidade? Diversidade de plataformas, de conteúdo, de expressões artísticas, de linguagens, de tecnologias, das discussões históricas e sociais.
    A Bethânia, apenas pelo fato de ser famosa, não precisaria recorrer ao MinC para captar recursos. E tenho certeza, que conseguiria os 1,8 M inicialmente propostos sem qualquer incentivo governamental. Sinto muito, mas temos sim que questionar, antes e depois também como você disse. Depois veremos que não seriam necessários aplicar estes 1,3 M em apenas um projeto. Abraços.

    1. Humberto, concordo que deve-se questionar, é um dos princípiios da democracia. Eu me permito emitir minha opinião, respeitando a tua.
      Abraços do LC

  5. Não acho que a polêmica em torno do blog da Bethânia envolva a questão do mérito. Bethânia é unanimidade.
    A questão são os valores solicitados. Não há no projeto nada que realmente os respalde. Pode ser que em projetos de grandes artistas aconteça isso mesmo normalmente. Mas ficou tão óbvio dessa vez que revoltou todo mundo.
    Depois de tanta polêmica acho que ela dificilmente captará esse dinheiro.

  6. Meu caro, concordo com você. E espero ansiosa. Beijas.

  7. Só pq ela é a artista que é pode fazer tudo?
    A ela matou um cara, mas perai gente , é a bethania! gosto dela mas achei isso um absurdo! com esse dinheira daria pra fazer um portal inteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.