A quinta-feira (19) será um dia D para um clube de futebol da Inglaterra. Não é um Manchester United, um Arsenal ou um Liverpool, mas sua recente história traz algo inédito e inovador na gestão de um clube de futebol. Isso porque o Ebbsfleet United, da quinta divisão da Inglaterra, é o primeiro e único gerido por torcedores ao redor do mundo.
Em novembro de 2007, o clube, à beira da falência, apareceu no noticiário esportivo inglês e mundial. A história começou quando o ex-jornalista esportivo Will Brooks criou o site MyFootballClub (www.myfootballclub.co.uk) para arrecadar dinheiro com o objetivo de comprar um time de futebol.
A ideia era simples: cada torcedor pagaria uma quantia em dinheiro, via internet. Quem aderisse, se tornaria um dos “donos” do clube e teria o mesmo peso e voz nas decisões da entidade, como a escalação do time, compra e venda de jogadores, entre outras questões importantes. O time a ser comprado não estava definido. Ainda que Arsenal e Manchester City estivessem na lista de opções dos torcedores, Brooks deixou claro que a empreitada seria realizada com uma equipe de muito menor porte.
Assim, no dia 19 de fevereiro de 2008, depois de uma negociação rápida, 26 mil fãs do mundo todo tornaram-se os novos donos do Ebbsfleet United por 635 mil libras (cerca de R$ 2 milhões). Desde então, mais seis mil pessoas tornaram-se sócios do time, somando 32 mil donos em 122 países. Para isso, cada um deles pagou 35 libras por ano (cerca de R$ 115).
Depois disso, começou uma nova página na história do modesto clube, do sudeste da Inglaterra. A gestão passou a ser dos torcedores-donos. Toda decisão importante passa por votações. Ao longo do último ano, as adesões foram inúmeras vezes renovadas pelos sócios, além de outras votações relevantes para o futuro e a gestão do clube.
Foto: Divulgação |
Torcida do Ebbsfleet United lotou o estádio de Wembley na final da FA Trophy |
A equipe continuou sob o comando do técnico irlandês Liam Daish e alcançou uma conquista de grande peso em sua história. No dia 10 de maio do ano passado, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Torquay United, no lendário estádio de Wembley, uma multidão de torcedores (certamente alguns deles também “donos”!) viu o Ebbsfleet United levantar a FA Trophy, uma importante competição com times da 5ª até a 8ª divisão inglesa. Foi a maior conquista da história do United, fundado em 1946, com o nome de Gravesend & Northfleet.
A quinta-feira, no entanto, será também um dos dias mais importantes da história do Ebbsfleet United. Os torcedores-donos do MyFootballClub vão votar para decidir se renovam o compromisso de seguir no comando do clube e, portanto, se continuam com a contribuição das 35 libras anuais, que dá direito a atuar na gestão direta do United. Um corte afetaria muito os planos de continuação da gestão do clube. No pior cenário, o MyClubFootball teria que colocar o Ebbsfleet à venda.
Apesar da crise financeira mundial, que pode afetar na decisão desta quinta, o técnico Liam Daish disse estar confiante na renovação da adesão. “Estou confiante de que os envolvidos nessa empreitada estão aqui para o longo prazo. O que os donos têm aqui, não têm em nenhum lugar no futebol”, disse Daish, ao site da BBC.
Já Will Brooks espera uma renovação de 20 mil sócios. Ele está ansioso com a quinta-feira. “Se todos renovarem, o clube estará numa situação muito forte, porque usaremos o dinheiro para investir no time e em contratações de novos jogadores”, afirmou, também ao site da BBC, depois de lembrar que os investimentos iniciais foram usados para pagar dívidas, além, é claro, para comprar o time.
O dia 19 de fevereiro pode ser um novo marco para a curta história desse pequeno time na Inglaterra.
Uma verdadeira história de democracia na gestão de um time futebol.
Deixe um comentário