Conta a história que em um dia 29 de dezembro do séc. IV, São Pantaleão vagava por um vilarejo da Itália. Faminto e vestido como um andarilho, o santo teria batido na porta de uma das casas do local em busca de comida. Apesar de possuir pouca comida, a família que atendeu o santo permitiu sua entrada e dividiu sua refeição com ele. Cada pessoa da mesa teve direito a apenas sete massas de nhoque. Após comer, São Pantaleão agradeceu os anfitriões e se despediu. Ao recolherem os pratos, os donos da casa se surpreenderam ao encontrar moedas de ouro em baixo de cada um deles.
A história rodou o mundo e se tornou uma verdadeira tradição de todo dia 29 do mês. Neste dia, pessoas de todo o mundo comem nhoque e realizam o tradicional ritual que consiste em colocar notas ou moedas embaixo do prato, comer as sete primeiras massas em pé e fazer um pedido para cada uma delas antes de aproveitar a refeição completa. De acordo com a crença popular, este ritual traz fortuna a quem realiza-lo e sorte nos outros dias do mês. Alguns dizem que o dinheiro deve ficar guardado embaixo do prato até o próximo dia 29. Já outros afirmam que a quantia deve ser doada para os necessitados ou novamente usada na próxima simpatia.
Nhoque no Brasil
Derivado da palavra italiana gnocchi, o nhoque (ou inhoque, em algumas grafias) é um dos pratos italianos mais conhecidos do mundo. Feito de batata ou farinha de trigo, a massa se tornou um grande sucesso também no Brasil. A tradição de degustar o prato todos os dias 29 do mês tem origem incerta no país. Fundadora do restaurante La Bettola, em São Paulo, a cozinheira Laura Giarelli diz ter iniciado o preparo mensal do nhoque em 1979, após conhecer o costume na Argentina, outro país de forte imigração italiana. O pioneirismo do preparo do nhoque da fortuna no Brasil também é reivindicado por Mary Nigri, fundadora do restaurante Quattrino, localizado na zona oeste da capital paulista.
Mistério a parte, o nhoque é considerado por alguns historiados como o prato mais antigo da Itália. Conta-se que os antigos romanos já saboreavam a massa desde o séc. X antes de Cristo. Primeiramente conhecido como macarrão, ganharia a alcunha de “gnocchi” na Idade Média. Tradicionalmente preparado no norte da Itália, o prato ganhou fãs em todo o país e se alastrou para todo o mundo. Com a imigração italiana no inicio do século XIX, o nhoque tornou-se ainda mais conhecido e acumulou adeptos ao redor do globo.
Para celebrar esta tradição, que tal degustar um belo prato de nhoque neste dia 29?
Deixe um comentário